As placas de automóveis e motocicletas vão passar por algumas mudanças, que já estarão inseridas nas unidades emplacadas a partir de 1º de janeiro de 2012. Uma delas é o uso da película refletiva nas placas, que se torna obrigatório. A medida, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), é para aumentar a segurança, principalmente em situações nas quais a visibilidade do motorista fica comprometida, como quando se dirige à noite; em uma eventual neblina; ou em uma ocasião de chuva muito forte.
O órgão afirma ainda que o material aplicado na placa facilita a visão, possibilitando ao motorista manter uma distância segura para evitar acidentes. Cabe lembrar que os veículos emplacados antes da data limite não têm a obrigatoriedade de mudar para o novo modelo.
A outra mudança diz respeito às motocicletas, motonetas e triciclos, que terão o tamanho das placas aumentado para 170 mm de altura e 200 mm de largura. Em consequência, os caracteres também serão maiores, o que facilitará a sua identificação. Também neste caso, de acordo com a resolução publicada no Diário Oficial da União, a nova regra não afeta as unidades já emplacadas, que deverão fazer a alteração quando houver a mudança de município.
Por André Gonçalves