Kia Turbo Charged Kappa Engine – Novo motor da Kia



A Kia Motors mostrou no Salão de Genebra, realizado na Suíça, o novo propulsor desenvolvido por sua equipe técnica. Batizado de Kia Turbo Charged Kappa Engine, o bloco deverá equipar os veículos da montadora que serão fabricados a partir de junho de 2012.

Revestido com Diamand-Like Carbon (DLC), material utilizado na construção de motores para os carros de competição e para as motocicletas de alto rendimento, e com comando CVT, o novo propulsor promete, dentre outras coisas, reduzir a perda de potência e melhorar a economia de combustível em cerca de 9%, sem que o desempenho seja afetado. Além disso, o site inglês Car Pages revela que ele é mais leve que os propulsores atuais da Kia, e terá um custo de manutenção muito mais baixo também.



O Kappa 1.0 litro é o primeiro motor de três cilindros produzido pela montadora coreana. Com a ajuda do turbocompressor, ele será capaz de desenvolver 110 cv de potência e um torque máximo de 13,9 kgfm. A força será alcançada entre 1.500 rpm e 4.500 rpm.

Dois dos modelos que terão a novidade sob o capô certamente serão as novas gerações do Picanto e do Rio, muito cotados para comercialização no Brasil.



Por André Gonçalves

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.