Até então apresentado como protótipo, o novo veículo da Volkswagen, denominado Up, possivelmente será o substituto do Fox. Comentários da imprensa internacional dão conta de que a aposentadoria do Fox, pelo menos na Europa, será ainda em 2011. O Up pode ser o carro-chefe de uma nova linha de populares a ser lançada pela montadora alemã.
Baseado no que já foi apresentado, ele será oferecido nas versões de 3 e 5 portas, cheio de aparatos tecnológicos, como conexões para iPhone e uma central de informações bem diferente das atuais. O modelo básico deverá ter airbag, trio elétrico e freios ABS. A versão top de linha poderá ter teto solar, rodas de liga leve, ar condicionado, sistema de som diferenciado e alguns itens esportivos.
Com relação aos motores, as opções iniciais serão o 1.0 movido a gasolina, de 3 cilindros, com 59 cv de potência; o TFSI 1.0 litro, de 4 cilindros e 84 cv de potência; e o 1.2 com tecnologia BlueMotion, que desenvolve 74 cv de potência, todos com transmissão manual de cinco velocidades. Futuramente, a VW quer lançar uma versão mais potente, de 104 cv, com baixo consumo de combustível e emissão de CO2 abaixo de 100 g/km.
Por André Gonçalves