Os números do setor automobilístico continuam em franco desenvolvimento neste ano. Informações divulgadas pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) indicam alta de 18,05% nas vendas de carros no primeiro bimestre de 2011 em comparação ao período igual de 2010.
A Nissan do Brasil, em particular, conquistou bom resultado em fevereiro. No período, aponta a montadora, 4.211 unidades foram comercializadas, salto de 104% no confronto anual. Com isso, a participação da fabricante no mercado brasileiro aumentou para 1,63%, ante 0,98% do mês análogo de 2010.
Todos os modelos da Nissan registraram bons números de vendas, com destaque ao Tiida nas versões Hatch e Sedan, que juntas foram responsáveis por 1.316 unidades em fevereiro, progresso de 337% em comparação ao segundo mês do ano passado. Livina, Grand Livina e X-Gear contabilizaram 1.314 unidades no período, ascensão de 32% na base comparativa em questão.
Embora a Nissan não dê muitas justificativas para essas incontestáveis altas, é de se considerar o incremento da renda do trabalhador, o acesso ao crédito e o aumento do número de empregos como fatores determinantes para os resultados.
Por Luiz Felipe T. Erdei