Inspeção veicular é burlada em oficinas



Debate de longa data, a questão ambiental preocupa especialistas e a própria população. Inúmeros setores buscam soluções para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera, entre os quais o de veículos automotores por meio de carros elétricos e híbridos. Há poucos meses, conversas de alcance mundial travaram ideias de como fazer para sanar a problemática. Algumas nações se mostram inclinadas em colaborar, outras ainda resistem.

Em São Paulo, uma das medidas adotadas, citando-se o setor de automóveis, é o controle dos carros poluidores através da inspeção veicular. Os reprovados devem retornar a uma oficina para devidos consertos. No entanto, o que parecia uma solução, em princípio, ganhou novo inimigo.



De acordo com reportagem realizada pela Rádio Bandeirantes, oficinas na cidade passaram a oferecer espécie de troca de motores. O sistema consiste basicamente na substituição do maquinário antigo por um novo. Após aprovado, já com o selo afixado no vidro dianteiro, o mesmo veículo retorna à oficina para a recolocação do motor. O valor cobrado para essa falcatrua é de aproximadamente R$ 300.

Não bastasse a dita inspeção para constatar, ou não, veículos aprovados nesse quesito, os órgãos competentes terão de estar mais atentos com esse novo problema. A reportagem é interessante, pois incentiva a adoção de novas medidas além das atuais, como a conferência mais abrangente de todo o automóvel. Fica, aí, um alerta. Enquanto muitos se preocupam em manter seus carros em dia, outros buscam enganar o sistema vigente.



Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Kia K2500 2018 - Especificações, Ficha Técnica

Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment

  1. SACANAGEM,é pagar tantas taxas,p/ este poder publico,s/ nenhum retorno,estão trocando TUDO!!. Mais “eles” ñ querem saber,esta entrando $$. Os “idiotas” (povo). que pagem!!. Elimine “esta sacanagem” (inspeção) querem “controlar” o AR!?, Façam “blitys”nas ruas c/ estas aparelhagem. ´”É + honesto”. Elimine estas taxas, Isto esta se tornando uma “poca-vergonha,”seu” kassab!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.