Uma iniciativa que com certeza nos próximos anos deverá ser seguida na Ásia e Europa e provavelmente em todo o mundo em um futuro não tão distante foi anunciada no último dia 09 de Setembro, quando da apresentação do primeiro veículo elétrico a ser produzido pela montadora sul-coreana Hyundai, o modelo chamado BlueOn.
No evento que teve a participação de autoridades governamentais da Coreia do Sul, o presidente do país anunciou que o governo vai incentivar a produção em larga escala de carros elétricos a partir do ano que vem e criará programas para financiar a aquisição por órgãos públicos deste tipo de veículo. A intenção é que até o ano de 2015 o número de carros elétricos corresponda a 10% da frota de passeio da Coreia do Sul, crescendo para 20% em 2020.
O modelo apresentado pela Hyundai, por suas características tem tudo para agradar, o carro foi projetado com base no Hatch compacto i10 e guarda da sua base as dimensões compactas do design absolutamente urbano e atual. O motor movido a eletricidade produz 81CV de potência e sua bateria ao contrário de ser de íon-lítio, foi utilizada a tecnologia LiPoly, que usa polímeros de lítio. De acordo com a fabricante esta tecnologia produz a mesma carga com peso e volume dos acumuladores reduzido, que reverte em mais espaço interior.
O modelo terá também um sistema para resolver o problema de falta de ruídos do motor elétrico que é totalmente silencioso. O sistema VESS (Virtual Engine Sound System) que produz um ruído artificial para segurança dos pedestres. Conforme informações da montadora o carro pode chegar a 130 Km/h de velocidade máxima com aceleração de 0 a 100 Km em 13,1 segundos e a autonomia das baterias chega a 140 km e tempo de seis horas ainda com a opção de um dispositivo de carga rápida que em 25 minutos chega a 80% do total da carga.

Foto: Ontorejo Collection
Por Mauro Câmara
Fonte: G1