Produção brasileira de carros sobe mas vendas caem




Um dos expoentes medidores da economia é o segmento de automóveis, participante direto do crescimento brasileiro nos últimos meses até março, quando o governo brasileiro decidiu isentar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a vários modelos de carros.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revelou em 8 de junho, terça-feira, expansão na produção brasileira de veículos, com alta de 6,6% em maio sobre abril, ou 309,6 mil unidades confeccionadas. Em relação ao quinto mês de 2009, indica a entidade, o crescimento foi de quase 15% no volume produzido pelas montadoras.


No acumulado entre janeiro e o mês passado são mais de 1,4 milhão de unidades produzidas, 20,7% a mais ante o período igual do ano passado. Embora essa constatação tenha cunho positivo, as vendas em maio abrangeram 251,1 mil veículos, baixa de 9,6% em relação a abril, mas acima em 1,7% sobre o mesmo mês de 2009.

Segundo a agência de notícias Reuters, a própria Anfavea já aguardava uma queda nas vendas devido à retirada da desoneração do IPI em março último, o que ocasionou compras antecipadas por parte dos consumidores.

Fonte: Reuters.


Por Luiz Felipe T. Erdei

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.