Uma nuvem negra paira sobre a Toyota americana. No final de setembro de 2009, a montadora já havia convocado um recall para substituição do tapete do motorista que, segundo a montadora, enroscava no acelerador e o deixava travado. Um probleminha que parece bobo, mas que causou acidentes.
Só que agora o recall é maior ainda. Ele envolve inclusive um carro muito vendido no Brasil, o Corolla, além dos próprios Camry envolvidos no recall anterior (os Corolla envolvidos no recall são 2009 a 2010. Os Camry, 2007 a 2010. Outros modelos são RAV4, Avalon, Tundra, Highlander e Sequoia). Nesses modelos, o acelerador trava devido a um problema eletrônico, e a montadora está realizando novo recall para substituição das peças envolvidas.
E aí é que fica a polêmica. O tapete do motorista, causa alegada anteriormente, não era o motivo do travamento do acelerador. A montadora chegou a recomendar que se tirasse o tapete para evitar o travamento do pedal, mas ainda assim houve problemas e acidentes, alguns fatais. Resta saber se a substituição da peça vai resolver o problema definitivamente.