Tabela Fipe e os preços de carros usados com a volta do IPI

  

Acabou-se o que era doce. Desde o começo do mês, o IPI voltou a ser cobrado sobre os preços de carros, e a alíquota vai aumentar gradativamente até janeiro de 2010. Diante disso, os preços de carros novos já foram reajustados, alguns até acima da porcentagem do IPI. Pouquíssimos modelos são oferecidos pelos preços de setembro. E, no mercado de usados, os preços já começam a subir, assim como a procura.

Mas neste cenário de incerteza, como ficam os preços de carros usados? E o que vai apontar a tabela da Fipe, este norte de todos que negociam carros no Brasil?




Como dissemos neste post, os preços da tabela Fipe são nacionais, obtidos de preços médios de 14 estados diferentes. E refletem dados do passado. Hoje, a tabela Fipe está, para a maioria dos estados, com preços acima daqueles que estão sendo efetivamente praticados por lojistas nos estados. Isso porque o mercado teve uma queda grande de preços, com carros novos custando muito abaixo do que custavam antes, o que forçou uma diminuição de preços e, em consequência, de negócios de carros usados.

Veja também:  Como Limpar Bancos de Couro do Carro

A tendência, hoje, é que a procura e os preços de carros usados aumente, enquanto a tabela Fipe passa a refletir preços praticados em setembro, véspera do fim da isenção do IPI, quando o mercado de carros novos se aqueceu. Isso significa que podemos ter uma queda maior nos preços da tabela enquanto os preços praticados, efetivamente, no mercado, aumentam. Não podemos ter certeza, é claro, mas não é de se admirar que encontremos, nos próximos meses, uma situação inversa ao que ocorre hoje, com os preços da Fipe abaixo dos praticados no mercado. E a situação fica ainda mais complicada para definir um preço de carro usado, já que a alíquota do IPI aumentará mês a mês.

Veja também:  Como Dirigir Carro com Câmbio Automático

Sendo assim, ainda é possível usar a Fipe como referência. É só ver qual a variação percentual que está ocorrendo normalmente no seu estado e ter em mente que os preços são antigos, deve-se considerar o aumento do IPI. E torcer para fazer um bom negócio nessa época tumultuada. O raciocínio deve ser similar a prever o preço de produtos com base na inflação do mês anterior.






5 comentários em “Tabela Fipe e os preços de carros usados com a volta do IPI

Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.