Dia Mundial Sem Carro, versão 2009





Hoje é dia 22 de setembro, o tão falado Dia Mundial Sem Carro. Entidades que querem salvar o planeta estão mobilizando as pessoas para que se atentem para a importância de diminuir a emissão de poluentes. Só que, diferente do ano passado, eles agora também conseguiram mobilizar o Poder Público. Conseguiram que prefeituras, como a de Curitiba, fechassem 15 ruas no centro da cidade. Não dá para circular nelas nesta terça-feira (se bem que em dias normais isso é quase impossível mesmo).

No ano passado, uns malucos que escreviam no Carro Bonito disseram que não iam aderir. Infelizmente isso não é opção hoje, em Curitiba. Fechar ruas é exagerado. Atrapalha a rotina das pessoas e coloca o carro como um vilão tão sério quanto o cigarro. Já pensou se a moda pega? (não sei por que me lembrei do rodízio em São Paulo)




Não sou contra a redução da emissão de poluentes. Assim como não se deve jogar lixo na casa do vizinho ou soltar gases no elevador, a emissão de poluentes pelos carros tem que ser minimizada. Mas fica nosso protesto. A vida das pessoas vai melhorar se tivermos mais carros, todos menos poluentes, à nossa disposição, não se simplesmente reduzirmos o número total de carros como querem alguns radicais. Transporte pessoal motorizado veio para ficar.




Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.