Novo Mercedes SLS AMG Gullwing – a volta do Asa de Gaivota




O original: Mercedes 300SL Gullwing

Em 1955, a Mercedes colocava à venda para o público um de seus carros de corrida mais admirados. Tratava-se do Mercedes 300SL Gullwing, o famoso “Asa de Gaivota”, carro que iria mudar de vez a imagem da marca nos EUA e torná-la sinônimo de carros feitos com capricho. O nome, “Asa de Gaivota”, é mais do que apropriado à sua, então, exclusiva abertura de portas, que sempre chamaria muita atenção dali para frente, como em outros carros como o DeLorean.

E olha que o Mercedes Asa de Gaivota da década de 1950 não era apenas aparência não. Por baixo do capô residia o motor de um autêntico esportivo. O motor de 2995cc com 6 cilindros em linha era o mesmo que equipava outras linhas da Mercedes-Benz. Gerava bons 115HP, algo excelente para a época. Mas não para o Gullwing. A Mercedes-Benz inovou neste modelo, introduzindo a injeção direta, o que praticamente dobrou a potência para impressionantes 212HP! Isso fez do carro um verdadeiro canhão, capaz de atingir 260km/h de velocidade máxima em 7,2s. Isso com câmbio de 4 marchas. Claro que toda essa potência tem um custo. Andando normal o carro chegava a fazer quase 6km/l, mas pisando… bom, por isso tinha um tanque com capacidade para 130 litros de gasolina.


O atual: Mercedes SLS AMG Gullwing

Pois agora o mito está de volta. A Mercedes está lançando, no Salão de Frankfurt, o Mercedes SLS AMG Gullwing. Nada mais apropriado que fazer uma homenagem ao símbolo do que colocar seu sucessor dentro da exclusiva linha esportiva AMG da montadora alemã.


Claro, a versão 2010 não pode deixar de trazer inovações. E o SLS AMG é uma máquina de respeito. O motor agora é um 6.3 V8, capaz de gerar impressionantes 571HP. É tanta força que tem até um limitador eletrônico para não deixar o carro passar de 315km/h. Essa usina faz o carro acelerar de 0-100km/h em 3,8s e atingir 200km/h em apenas 12s, com clara ajuda do câmbio de 7 marchas com dupla embreagem.

Confira vídeos, em inglês, do novo SLS AMG Gullwing

Vídeo de apresentação

Test drive

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.