Compensa colocar gasolina Premium ou Podium no carro, em vez da comum?




A existência de três tipos de gasolina básicas, no Brasil (comum de 87 octanas, premium de 91 octanas e podium de 95 octanas) faz com que muita gente fique na dúvida sobre se compensa ou não colocar gasolinas de maior octanagem para o carro rodar melhor.

Bom, por experiência própria e de amigos: o carro roda um pouco melhor sim, já que a gasolina apresenta uma queima melhor. E o consumo fica um pouco melhor (exceto em carros carburados ou com injeção eletrônica mais antiga), assim como a durabilidade do motor, que, embora já desenhado para a gasolina brasileira com adição de álcool, produz uma queima mais limpa. Mas no geral, os benefícios dificilmente compensam o preço maior que se está pagando. Questão de gosto.

Veja também:  Motor Turbo - Como Cuidar e Dicas de Manutenção

Mas existem casos em que não só a gasolina premium ou podium compensa como também prolonga consideravelmente a durabilidade do motor. Este é o caso de motores de alta compressão (acima de 10:1), como os do Golf GTI e Honda Civic Si, de muitos importados, como Nissan 350Z, além de motos de alta cilindrada. São motores feitos para rodar com esse tipo de gasolina, com centrais de injeção eletrônica ajustadas para ela. São motores que vão exibir maior potência com esse tipo de gasolina e ter uma diferença no consumo e desempenho.

Só note que esse tipo de gasolina pode ser difícil de encontrar, dependendo de onde você mora. Podium é um pouco difícil de achar no interior, mas é bastante comum em capitais, embora só se encontre em postos BR (a maioria deles tem, não são todos). Já a Premium é bem difícil de achar, mesmo em capitais.

Veja também:  Como transportar um animal em segurança no carro?

Por sinal, tem um post bem interessante neste fórum, com conversas sobre os tipos de gasolina.

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.