Documento do carro sem endereço do proprietário – número do motor no CRLV – dúvidas sobre documentação do veículo



Numeração do motor no documento

Pessoas que estiveram fora do mercado de carros, principalmente nos últimos 3 anos, às vezes ficam na dúvida ao ver, no campo “Observações” do CRLV a numeração do motor. Para acabar com sua dúvida: a presença deste item no documento é obrigatória e já um tanto antiga, vem da Resolução 199, de setembro de 2006, do Contran. A medida visa inibir o roubo de carros para aproveitamento do motor.

Há inclusive normas para identificação de motores antigos, no link acima. Todos os carro fabricados após 2006 tem de ter, obrigatoriamente, a identificação do número do motor no documento. Motores com números de série também existem desde a década de 1990, principalmente em modelos importados.

Veja também:  Dicas para Comprar um Carro Usado


Ausência de endereço do proprietário no documento

Essa já é bem recente. Trata-se da Deliberação 76, de 29 de dezembro de 2008, do Contran, que estabelece mudanças no CRLV e no CRV dos veículos, dentre elas a ausência do endereço do proprietário, esta somente no CRLV (no CRV ainda consta o endereço). Também é uma mudança que visa a segurança. O objetivo é proteger dados pessoais do proprietário.

Todos os DETRAN do país estão (ou deveriam) estar emitindo documentos de acordo com as novas regras a partir de 30 de julho deste ano. Porém, DETRANs de vários estados emitiram documentos atualizados antes dessa data, alguns mencionando a resolução no lugar do endereço, outros deixando o espaço vazio, só mostram o nome do proprietário.

Veja também:  Como limpar o carro em tempos de Coronavírus


Outros Conteúdos Interessantes

5 Comments

  1. Olá, Gostaria se saber onde consigo localizar o numero de identificação do ford taurus GL ano 94 motor 3.0 V6 gasolina? Obrigado.

  2. em qual site eu consigo imprimir os formularios para acrescentar numero do motor na CRLV

  3. Gostaria de saber onde consigo localizar o numero de identificação do motor de um fiat uno 1992 e a qual veiculo ele pertence ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.