Se você comprou um Honda Civic Si 2007 ou 2008, pode ter sido premiado com um problema no engate da 3ª marcha do esportivo. Pois saiba que o problema pode não ser normal.
Presenciamos o fato em um Honda Civic Si de Curitiba. O problema aparece principalmente quando se começa a rodar com o carro em dias frios e é difícil comprová-lo andando com um mecânico pois a ocorrência não é muito frequente (mesmo porque a transmissão provavelmente já esquentou até você chegar à concessionária). A 3ª marcha pode escapar na hora da troca, arranhar ou mesmo se recusar a entrar.
Tal problema se deve a um sincronizador da 3ª marcha defeituoso, algo que foi exposto em um Technical Service Bulletin (TSB), um boletim que instrui concessionárias a lidar com certos tipos de problemas. Não chega a ser um recall (pois não chega a ser algo que afete a segurança ou emissões), mas para quem tem um modelo afetado, dá na mesma. É peça defeituosa que precisa ser trocada (desde que dentro do prazo de garantia). O número deste TSB é 08-020, de abril de 2008. Clique aqui para vê-lo.
Portanto, se o seu Civic, brasileiro, apresenta este problema, diga para o pessoal da concessionária. Note que o problema deve ser verificado pelos técnicos, o que pode demorar um pouco. A Honda não tem fama de criar dificuldades para trocar peças quando ocorre esse tipo de coisa.
Para quem sabe inglês, é bom dar uma lida sobre o que são TSBs.
Atualização: o proprietário nos disse que as peças de seu Civic foram trocadas dentro da garantia, sem custo algum.
Pois é! Meu civic si tem 70 mil km e ja estou com a embreagem gasta! Isso é normal? com quantos km vcs precisaram trocar com este problema?
A minha engrenagem foi trocada, não cobraram o serviço, porém me obrigaram a fazer a troca do conjunto todo da embreagem sobre a pena de não ter mais a garantia do câmbio, visto que a minha embreagem estava azualada. Muito provavelmente obra de algum manobrista filho da puta..
Enfim, fui com um problema na terceira marcha e tive de desembolsar 1.500 reais sem o custo do serviço que foi dado… grande vantagem.
Ficou engraçado, um carro de quase R$100.000,00 ter problema de Fiat Uno.
E acham que autorizada vai trocar a peça de graça se a própria Honda disse que não é um problema sério? É ruim hein! Ninguém trabalha de graça. É provável que mesmo em garantia as autorizadas se recusem em consertar este problema, alegando que não é defeito.
Pelo menos a Honda não é igual a Fiat e já está resolvendo isto, mas cagou em falar que não é recall sendo que precisa de trocar, mas brasileiro é palhaço mesmo então deixa assim mesmo. Agora a Fiat é simplesmente escrota em não arrumar um problema de mais de 20 anos!!!