Pastilhas de freio – quando trocar?

  

Em geral, cada pastilha de freio dura cerca de 30 mil km, em condições normais de uso. É bom verificar seu estado a cada 5 mil km, inclusive para verificar se não existem outros defeitos no sistema de frenagem.




No entanto, normalmente, toda pastilha “avisa” quando é hora de trocá-la. Isso ocorre porque as pastilhas têm um indicador de desgaste, uma pecinha metálica que, quando a pastilha estiver muito baixa, vai esbarrar no disco de freio e produzir aquele famoso chiado.

Após trocar sua pastilha de freio, só tome o cuidado de evitar freadas bruscas nos primeiros 300km, pois a mesma ainda estará assentando.

Veja também:  Como Conservar a Pintura do Carro





16 comentários em “Pastilhas de freio – quando trocar?

  1. Tenho um C4 hatch com 57000 e ainda não troquei as pastilhas. Sai da autorizada por causa desses tipos de roubos… Já tenho as pastilhas compradas pra troca, mas como não tive o aviso (chiado), ainda não as troquei.

  2. Estou tendo uma EXCELENTE experiencia com veiculos da NISSAN , um TIIDA, que só troquei ate hoje os itens de consumo normais – filtros de oleo, gasolina, ar , ar condicionado, fluido de freio e o proprio oleo, tudo fora da concessionaria. Alias o veiculo nunca apresentou problema nenhum e nunca foi a uma oficina mecanica, nem quis saber da garantia da Nissan, que só serve para papar grana, já que o carro não quebra nada. Já são mais de 6 anos que comprei o carro e estou realmente muito satisffeito e recomendo a todos comprar carros JAPONESES.
    Só para terem ideia as velas duram 100.000 km, a correia dentada não troca nunca, as pastilhas de freio duram pelo menos 70.000 km e por ai vai. Estou economizando muito em mecanicas, pois meu veiculo não sabe o que é ir a uma oficina. Assim está na hora de nós brasileiros sermos mais exigentes com estas industrias que abusam muito da gente.

  3. O freio de mão da caminhonete Toyota desregulado pode afetar as pastilhas do freio dianteiro, pois comprei uma caminhonete em DEZ/15, com 6 meses de uso e 6.900 KM foi constato pela concessionária que as pastilhas estavam com 2,5MM que foi um desgaste natural, mas regularam o freio de mão (estacionamento), pois reclamei que estava muito alto passando dos 10 dentes e fácil de puxá-lo, depois da regulagem ficou mais firma e colocaram com 8, mais profissionais me disseram que afeta sim, gostaria se procede o desgaste natural, se freio de mão ajudou e se é 8 dentes ou não pode passar de 5.

  4. AI PESSOAL VAI DEPENDER MUITO DA MANEIRA QUE VC UTILIZA O CARRO. O ANDA E PARA NESSA CIDADE E TRANSITO COM CERTEZA VC TERA QUE ANTECIPAR A TROCA DAS PASTILHAS. CARROS AUTOMATICOS GERALMENTE GASTAM MAIS DO QUE CARROS MANUAIS. O MELHOR EH A CADA 10 MIL KM VC VERIFICAR JUNTAMENTE COM O RODIZIO DOS PNEUS. JA TIVE CARROS QUE RODEI 40 MIL KM DE BOA. A QUE VEM ORIGINAL DE FABRICA GERALMENTE COSTUMA DURAR UM POUCO MAIS. DEPOIS PAREC QUE DIMINUI O TEMPO RS. MAS EM MEDIA UNS 30 MIL KM SE NUM ANDAR QUE NEM LOUCO TB ACELERANDO E FREIANDO. COMO UTILIZO BASICAMENTE MAIS EM ESTRADAS O TEMPO PARA TROCA DAS PASTILHAS EH UM POUCO MAIOR POIS NAO TENHO QUE FREAR TODA HORA.

  5. Tenho um ronda city com 18.000km começou a fazer barulho nas rodas levei a concessionária e me disseram que eu teria que trocar a pastilha, tive que desembolsar R$450,00 é brincadeira, agora deixo a pergunta era necessário a troca.

  6. tenho um Ford/Fiesta Flex,vou fazer a 3 revisão,e me falarão q vou ter q trocar as pastilhas,o carro não tem 5,000 km rodado,é certo isso?quanto tempo durão as pastilhas?

  7. a verdade e que a população se deixar enganar pelas autorizadas a revisão de 10.000 e apenas troca de oleo filtro uma boa lavagem, e na de 20.000 tudo se acaba e nada e trocado como cabo de vela,vela,correia e outros por isso faço minha revisão e a garantia sempre tem uma desculpa de desgaste prematuro.

  8. sergio reinaldo de andrade

    - Editar

    Responder

    tenho um c3 tambem na revisão dos 10.000 alem de cara só troca o trivial, óleo e acho que nada mais, mas a dos 20.000, tudo acaba principalmente as pastilhas, quetione e a consultora acha que me convenceu, dizendo que isso é normal no carro, infelizmente as outras marcas só se troca aos 30.000 ou mais

  9. É realmente quando vamos comprar um carro zero visamos menos problemas com manutenção, mais na realidade não é o que ocorre fazemos as revisões no prazo estipulado e nunca tem problema, no meu caso eu fiza revisão de 20.000km não deu nada no carro ai rodei mais 4.000 e começou os problemas marcado do relogio desligou, tenho que trocar a bateria, a bieleta e as pastilhasde freio, meu carro só tem 1 ano e quatro messes ficou orçado em R$ 1280,00 , cade essa garantia serve para que estou indiguinado e vou entrar com uma ação contra a Autorizada.

  10. De fato a Citroen engambela o consumidor dolosamente.
    Na Revisão dos 20.000 Km, que não inclui quase nada, as pastilhas e o disco de freio do C3 1,4 estavam destruídos. Orçamento: mais de $1.000,00. Um assalto. O “engraçado” é que na Revisão dos 10.000 Km os itens estavam perfeitos, ou seja, em 10.000 Km houve total deterioração das peças?
    Carro de péssima qualidade.

  11. senhores alguén pode me dizer sobre kia sorento tenho um com 25 mil km rodados e ja tive que fazer por 2 vezes a troca das pastilhas e do disco de freio…
    estou muito…
    espantado por que ando muito pouco e ate o momento ja fiz 2 trocas…

  12. Realmente é uma falta de respeito com o cosumidor, que valoriza uma marca de veiculo e simplismente não é respeitado. Sera que no pais de origem do c3 eles tratão o cliente dessa maneira só visando o lucro?

  13. Oi Cristina, o mesmo aconteceu comigo, também tenho um C3.
    A Revisão é cara (20.000 km) e não inclui quase nada. Então para não perder a garantia, fiz a revisão na concessionária e o preço para troca das pastilhas era de mais de 350 reais (só as dianteiras). Em um mecânico de confiança a troca sai por menos de 80 reais!

  14. Cristina Tanigaki

    - Editar

    Responder

    Meu Citroen C3 esta passando pela revisão de 1 ano , 10.000 KM . Estou indignada pois o carro é novinho e a concessionaria me avisou que a pastilha de freio esta desgastada necessitando de troca . Alegam que é uma peça de desgaste natural . Acho um absurdo pois eu moro a 5 minutos do meu local de trabalho então não é porque eu rodo demais com o carro . Conversei com os consultores de duas concessionarias em Belo Horizonte , e os 2 me deram o seguinte argumento : a pastilha de ferio do C3 1.4 realmente dura de 12 a 14 meses , dependendo da utilização . Penso que , se a Citroen já de antemão admite que a pastilha de freio do C3 1.4 deve ser trocada na primeira revisão , então deveria estar incluida no KIT de manutenção programada do C3 .. Estou me sentido lesada , pois a gente opta por adquirir um carro zero para diminuir os custos e toda revisão é o mesmo drama ..
    att
    Cristina

Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.