- Calibre seus pneus semanalmente, sempre a frio, inclusive o estepe. Evite fazê-lo com os pneus quentes. Se precisar, sempre coloque a mais, nunca a menos.
- Teste a geometria de seu carro a cada 10 mil km. Se o carro estiver desalinhado, o desgaste será irregular. Se você passou por algum buraco, teve algum choque no carro ou está notando desgaste anormal, também é hora de testar a geometria. Balanceamento e alinhamento de direção devem ser feitos a cada 5 mil km ou sempre que surgirem vibrações no volante.
- Faça também o rodízio dos pneus a cada 10 mil km.
- Cuidado com derivados de petróleo. Evite usar produtos que deixam o pneu mais bonito que sejam derivados de petróleo e não estacione sobre óleo, solventes ou outros produtos desse tipo.
- Cuidado com a carga máxima indicada para o pneu. Não coloque carga demais no carro.
- Verifique a especificação de velocidade máxima do pneu. Rodar em velocidade acima do que ele suporta pode danificá-lo ou até provocar acidentes.
- Não coloque pneus de especificações diferentes no mesmo eixo
- Evite dirigir por estradas esburacadas e outros pisos irregulares.
- Evite freadas bruscas, cantadas de pneu e outras manobras que os façam escorregar, pois isso os desgasta prematuramente.
- Todo pneu tem uma elevação de borracha entre os sulcos do pneu, chamada TWI. Se esta marca estiver encostando no solo, é hora de trocar o pneu.