Qual a diferença entre Launch Control e Controle de Tração?


     

Saiba aqui a diferença entre Launch Control e Controle de Tração.

Launch control significa controle de lançamento e controle de tração vem do termo traction control. Há semelhança entre eles, são feitos para controlar um sistema de um veículo, porém, também há algumas diferenças que podem ser vistas abaixo.

O launch control, que foi desenvolvido para a arrancada, ou seja, desenvolvimento de velocidade, é um controlador que tem a função de chegar a uma maior velocidade em menos tempo sem desperdício e sem perder aderência.

Isso funciona da seguinte forma, um sistema computadorizado identifica a aceleração e ajusta o RPM para estar compatível com a velocidade e a marcha engrenada no veículo. Mesmo que o condutor deste veículo pressione o pedal de aceleração até o final, a aceleração vai ser compatível com a rotação do motor. Outra funcionalidade deste sistema é quando o condutor acelera muito o carro sem soltar a embreagem totalmente, uma aceleração precisa é ajustada por este controlador.

Veja também:  Volkswagen CC - Fim da Produção do Carro

Algumas precauções são necessárias para prolongar a vida útil deste sistema, como não utilizar com o motor ainda frio e várias vezes com curtos períodos de tempo.

O controle de tração, também chamado de traction control system (TCS), é um controlador que identifica a roda que está com perda de tração e alivia o torque na mesma, evitando que uma ou mais rodas fiquem girando em falso.





Quem nunca viu uma "Perua Kombi" passando numa valeta e acabar ficando parada com as rodas no ar? Se este sistema de controle de tração estivesse instalado naquele veículo, não teria que empurrar para tirar o carro daquela situação ou até mesmo fazendo uma prática muito perigosa, a de colocar pessoas sobre o para-choque para fazer peso no lado da roda suspensa.

Veja também:  Toyota Etios 2017 - Preço e Versões

Uma rua de cascalho solto e lugares com neve e gelo, são outros exemplos que podemos encontrar veículos com perda de tração. Mas o TCS monitora a velocidade da rotação das rodas através de sensores e ajusta a tração do veículo com um modulador hidráulico, semelhante aos existentes no sistema de freio ABS.

Com a implementação da tecnologia na parte mecânica dos carros, a arrancada e a tração são dois exemplos, de vários, que foram melhorados com o passar dos anos.

Por: Fernando Dias

Inserir um comentário