História do Volkswagen Gol


     

Errata: o título desta matéria saiu, originalmente, como Tabela Fipe do Gol. Para acessá-la, clique neste link.

Um carro popular que caiu mesmo no gosto dos brasileiros. Com condições de mecânica perfeitas para as cidades e estradas do Brasil, o Gol é o carro recordista de vendas durante todos estes anos de Volkswagen no Brasil.

Com um projeto alemão que buscava um carro mais resistente e robusto, o Gol foi desenvolvido pela marca para substituir o Fusca, até então o carro mais vendido do país, no início da década de 80.

O nome vem do fato da Volkswagen associar nomes de esportes a seus modelos como Golf e Polo. Nesse caso, o carro ganhou o nome do momento mais importante do mais popular dos esportes nacionais.

Veja também:  Preço Médio do Seguro de Carro em Minas Gerais

Em sua primeira versão de lançamento no mercado, o carro tinha arrefecimento a ar e as opções de álcool e gasolina para o motor. Ele fazia bastante barulho e era comparado ao fusca em seu desempenho.

Entre os anos de 80 e 82, poucas mudanças foram feitas no carro, sendo modificados apenas os faróis – que deixaram de ser vermelhos e passaram a um tom de marrom – e itens celebrativos relacionados à Copa do Mundo como rodas de liga leve e faróis de neblina.

Em 87 acontece uma das maiores modificações da época: um novo sistema de arrefecimento do motor, que agora seria feito à água.

Em 1996 é lançada a segunda versão do carro também conhecida como “Gol Bolinha”, que modificou totalmente o design do carro. Com linhas mais arredondadas e mais robusto, o carro ganhou versões com injeção eletrônica (em 1997) e com motor 2.0.

Veja também:  Hyundai Creta no Brasil - SUV deverá ter Motores 1.6 e 2.0




Em 2003 é lançada a 3ª geração do Gol. Com linhas mais arrojadas, o carro possuía a mesma plataforma da geração anterior. Uma das principais modificações é a apresentação de uma versão 4 portas e com motor de 16V.

O G4 foi lançado em 2006 com novas modificações nas linhas dianteira e traseira, além de suspensões mais altas.

Em 2008 é lançada a Geração 5, quer realmente trouxe inovações para o modelo. Além da mudança do estilo interno e externo, o carro ganha em conforto e desempenho em relação às suas versões anteriores.

Em circulação agora está o Gol Geração 6, que possui o mesmo desenho dos faróis das linhas Fox e Jetta. Com versões com motor Flex e opcionais de interatividade do usuário, o Gol continua o campeão da categoria dos carros populares.

Veja também:  Fiat Mobi Drive 2017 - Preço e Novidades

O preço médio de mercado do Gol Zero km é de a partir de 30 mil reais.

ANA CAROLINA HADDAD

3 comentários em “História do Volkswagen Gol

Inserir um comentário