Carros da Audi poderão se Conectar com Semáforos


     

Nova tecnologia da montadora promete informar aos motoristas o tempo que falta para o sinal abrir.

Você já imaginou se seu carro informasse exatamente quanto tempo falta para o sinal abrir. Pois bem, isso está bem próximo de ser realidade e graças a um projeto da Audi. A montadora alemã anunciou recentemente o lançamento de uma tecnologia que tem como principal finalidade permitir a comunicação entre os veículos da marca e os semáforos nos Estados Unidos. De acordo com a própria idealizadora do projeto, esse deve se tornar o primeiro uso comercial da tecnologia no setor do automobilismo.

Conforme as informações divulgadas até o momento pela Audi America, que por sua vez tem a Volkswagen como dona, alguns dos veículos Q7, bem como do A4 que foram montados a partir do dia primeiro de junho deste ano, já deverão contar com a nova tecnologia.

Veja também:  Renault Captur 2017 - Preço e Características do Carro

A tecnologia para a comunicação com os sinais de trânsito foi batizada de "V-to-I". Basicamente ela permite que seja feita uma troca de informações entre os semáforos e outros equipamentos. Essas informações podem ser sobre segurança ou qualquer outra coisa que seja de utilidade para o condutor. O detalhe é que os dados chegam ao veículo pela nuvem.

Com relação as possíveis aplicações da nova tecnologia, que por sinal ainda continua sendo testada em diversos locais do mundo tanto por montadoras quanto por empresas de transporte, deve ajudar a diminuir um pouco o congestionamento nas estradas, além de evitar possíveis colisões.

O sistema que foi apresentado pela Audi possibilita que o veículo exiba para o condutor uma contagem regressiva antes que a luz do sinal passe do vermelho para o verde. Com isso, ele irá saber com exatidão quanto tempo tem. Sendo assim, aquela ansiedade na espera que muitos motoristas têm vai até diminuir. Bom, isso de acordo com o gerente-geral da setor dedicado ao projeto, o Sr. Pom Malhotra.

Veja também:  Novo Ford Fiesta 2017 - Novidades e Preço




E tem mais. A contagem regressiva pode aparecer também no painel de controle no caso do veículo concluir que não será possível passar antes que o sinal fique vermelho. O condutor com essa informação a mais pode começar frear o carro e evitar algum tipo de acidente.

Enquanto aguarda a luz vermelha ficar verde, a tela de informações vai desaparecer. Assim, o condutor do carro é forçado a ficar atento ao cruzamento e analisar por si mesmo se é seguro ou não ir em frente.

O fato é que tecnologias desse tipo tem sido testadas por muita gente já faz algum tempo. Mas até agora ainda não temos um sistema que já esteja em pleno funcionamento. Talvez este seja o primeiro. Vamos aguardar para ver.

Veja também:  Fiat Toro ganha Novo Motor 2.4 Tigershark

Por Denisson Soares

Inserir um comentário