Dirigir com Vidro Aberto ou Ar Ligado – O Que é Mais Econômico?


     

Saiba aqui o que é mais econômico, dirigir com o vidro aberto ou com o ar ligado.

Economizar nos dias de hoje é fundamental e não é diferente no caso do combustível. Além da diferença de preços de um posto para o outro, tem aquela desconfiança quanto a qualidade do produto. A diferença de estar rodando em estrada ou dentro da cidade faz o consumo de combustível variar e com um combustível adulterado, a variação é ainda maior.

Para cada carro existente, uma nova aerodinâmica é criada. Os carros mais baixos, onde o coeficiente de atrito (Cx) é menor, consomem mais combustível com os vidros abertos. No caso dos carros mais altos, o consumo excessivo por estar com os vidros abertos é um pouco menor.

Em uma rápida comparação entre um sedã (baixo Cx) e um SUV (alto Cx), levando em consideração dos dois veículos estarem a 100 km/h e com os vidros abertos, o consumo será de 8% a mais no caso do SUV e cerca de 20% do sedã.

Veja também:  Jeep Compass 2017 - Características e Novidades

É recomendado que acima dos 70 km/h os vidros sejam fechados, caso contrário o desenvolvimento na aerodinâmica não servirá de nada. Isso acontece porque com os vidros abertos, o vento entra pela lateral, onde o atrito aumenta e o consumo também. Ficando com os vidros fechados e o ar ligado, a aerodinâmica faz o trabalho dela e o conforto interno é garantido com a temperatura desejada.

Alguns mitos foram criados quanto ao uso do ar-condicionado e o consumo de combustível pela metade é um deles, mas estudos apontam que de 10% a 20% é o aumento real deste consumo. O gás ou o óleo do aparelho não gasta ou fica velho com o uso, somente em caso de manutenção estes dois itens são completados ou trocados.

Veja também:  Mercedes-Benz apresenta Novos Faróis que fazem Projeções na Estrada




A verdade é que uma vez por semana, o ar-condicionado deve ser ligado por aproximadamente 10 minutos, onde este procedimento lubrifica o sistema e evita o ressecamento. É recomendado para quem não usa muito o aparelho.

Outra verdade é que, quando o carro fica parado e todo fechado de baixo do sol forte, a temperatura interna fica escaldante. Se recomenda abrir os vidros, trocando o ar aquecido por um da temperatura ambiente. Logo depois fechar os vidros e, ai sim, ligar o ar-condicionado. O tempo de troca da temperatura é menor quando utilizamos este procedimento.

Mais um ótima dica, que elimina a umidade da tubulação e a proliferação de fungos, é desligar o ar-condicionado e deixar somente a ventilação ligada por alguns minutos.

Veja também:  10 Lançamentos do Salão de São Paulo 2016

Por: Fernando Dias

Inserir um comentário