Zotye Auto irá construir Fábrica no Brasil


     

Montadora prepara a construção de uma fábrica em Goianésia (GO), que deve abrir 700 oportunidades de trabalho.

Talvez até agora você nunca tenha ouvido falar da Zotye Auto, mas é bom começar a guardar esse nome. A empresa chinesa está buscando investir no Brasil por meio da construção de uma fábrica para a produção de seus automóveis.

Já em 2014, após anúncio da chegada da chinesa ao Brasil, essa realizou uma negociação com a TAC Motors, adquirindo assim 190 milhões de reais na operação da marca catarinense, que já estava estabelecida na região.

Após, a Zotye começou trâmites com os estados do Ceará e Goiás para construir uma fábrica, uma vez que a TAC não possuía condições para a montagem dos automóveis que pretendiam fabricar. Sendo assim, até onde se sabe até agora, o local escolhido para a obra foi Goianésia, no Estado de Goiás. Por meio de um contrato de investimento que foi assinado pelo governo do município, a Zotye começou seus planejamentos em relação a uma planta modelo e sua construção na região.

Veja também:  Toyota Etios 2017 - Preço e Versões

Apesar de ainda não ter comercializado nenhum veículo, mesmo que importado, a marca fechou a fabricação de automóveis elétricos e convencionais, podendo-se citar o modelo E200. Além desse, é confirmada também a importação de modelos como o Z100 Logic, na versão gasolina e elétrico; e o T600, um utilitário-esportivo que possui motor 2.0 de 177 cv e transmissão automática ou manual.





Com capacidade total para aproximadamente 20 mil veículos, estima-se que a construção e abertura dessa fábrica irá futuramente gerar em torno de setecentos empregos formais. O investimento total previsto é de R$ 150 milhões, sendo que a previsão de início de funcionamento é em 2018.

Sendo a Zotye Auto uma divisão dos carros do grupo Zotye Holding, constituído no ano de 2005 e com sede em Yongkang, Zheijiang, esta lançou seu primeiro automóvel no ano de 2006. Trata-se do modelo RX6400, que começou a ser exportado a partir de 2008 e atualmente é conhecido como T200 Hunter.

Veja também:  História do Volkswagen Gol

Copiando carros famosos de marcas consagradas como Toyota, Suzuki, Fiat e Volkswagen, a Zotye conquistou um forte nicho e é hoje uma das maiores fabricantes independentes de veículos da China, com capital privado e grandes apostas no mercado, como já vimos anteriormente. Sendo assim, nos resta aguardar a sua chegada e sua repercussão no País, torcendo sempre que esta seja muito positiva, tanto para o setor, como para economia nacional.

Kellen Kunz

Inserir um comentário