Carro Automático gasta Mais Combustível?


     

Confira aqui as vantagens e desvantagens do Carro Automático.

Carro automático gasta mais combustível do que manual?

Para desvendar o mistério se o carro automático consome mais combustível do que o manual, primeiramente é preciso conhecer como é o funcionamento de cada um deles.

Automóvel Automático x Manual:

No automático, parte da energia do motor é perdida, já que a ligação é realizada através do conversor de torque, que leva a rotação do motor para a caixa de engrenagens. O automático possui um grupo de engrenagens planetárias e gira em uma rotação maior, por isso tende a usar mais de 15% de combustível em relação a outros carros. Se o motorista utilizar a função “sport”, a rotação aumentará e, com isso, o gasto também.

Veja também:  Fiat Toro Black Jack 2017 - Edição Especial

Já no câmbio manual essa ligação é direta e se trocarmos as marchas em rotação baixa, o automóvel não gastará tanto.

Esses são os motivo de muitas pessoas dizerem que o automóvel automático gasta mais combustível do que o manual.

Reduzindo custos:





Mas é preciso também saber que as tecnologias de hoje em dia, em relação às mudanças de marcha, diminuíram o gasto. Outra boa dica é evitar picos depois do 3 mil rpm, arrancadas ou acelerações muito bruscas.

Pensando ainda na economia de combustível, vale saber que diminuindo o uso do ar condicionado, também cairá o gasto com o álcool ou gasolina. Não colocar muitos objetos pesados dentro do carro, também contribui para essa redução. Ser prudente ao volante também fará muita diferença na conta do posto de gasolina ao final do mês.

Veja também:  Fim do Motor a Combustão em Carros pode estar Próximo

Vantagens e Desvantagens:

É fato que a manutenção dos carros que possuem câmbio manual é mais barata, mas, em contrapartida, conta com um número maior de ida ao mecânico para o conserto, além de exigir mais fisicamente do motorista. Já os que contam com câmbio automático, trazem muito mais conforto, mas dão alto custo de manutenção.

A escolha do tipo do veículo deve ser alinhado com a necessidade de cada motorista. A dica é analisar bem antes de realizar a compra.

Gostou do nosso artigo? Esperamos que agora você saiba mais sobre o mito ou verdade do carro automático gastar mais combustível do que o manual. Comente e compartilhe conosco as suas experiências.

Veja também:  Novo Citroen C4 Lounge S 2017 - Série Especial Esportiva

Kika Akita

5 comentários em “Carro Automático gasta Mais Combustível?

  1. E além do câmbio automático ainda tiver piloto de bordo aí a economia é significativa, pois tenho um assim é mais econômico que com marchas manuais. Abraço

  2. Conforto e praticidade do automático justifica a diferença de consumo ,comparado com um manual

Inserir um comentário