Pneu do Carro – Dicas, Cuidados e Medidas Certas para Seu Carro


     

Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve tomar quando for trocar o pneu de seu carro.

Você sabe o que quer dizer os números que estão nas laterais dos pneus do seu carro? Eles apresentam significados e indicações para os donos de automóveis. Os números mais comuns de aparecer são 175, 185 e o 195.

Tais números fazem relação às especificações dos seus pneus referentes a medida das largura e elas são oferecidas em milímetros.

Os motoristas devem ficar atentos no momento que trocam o pneu, pois uma alteração em sua estrutura pode mudar também detalhes da dirigibilidade. Os especialistas apontam que, quanto mais for largo o seu pneu, mas duro o mesmo será. A estabilidade será maior no momento em que o pneu for mais largo. As montadoras fazem a seleção do pneu para determinado veículo com base na relação entre o conforto e a estabilidade.

Veja também:  Novo VW Golf Comfortline 1.0 TSI 2017

Detalhes técnicos do seu automóvel vão ter uma relação bem estreita com a medida dos pneus. Quando um carro é mais pesado, por exemplo, ele vai necessitar de pneus um pouco mais largos. Outros detalhes que também fazem jus a um pneu mais largo é a elevação da potência e do torque do veículo. Isso acontece para que seja feita a transmissão de força ao solo sem que haja a diminuição de tração.





Ainda com relação a esse aspecto, os veículos que possuem tração traseira ou integral poderão usar pneus com medidas mais estreitas em comparação a aqueles que apresentam tração dianteira e uma potência semelhante. Quando um pneu conta com medidas muito exageradas, isso vai trazer malefícios para o motorista. Não pense apenas no visual.

Veja também:  Fim do Fiat 500 e Freemont no Brasil

Quando o motorista fizer a troca dos pneus, é necessário ficar atento para essas medidas. Determinadas fabricantes vão apontar mais de uma medida para um mesmo carro. Uma boa dica é sempre observar o manual do proprietário ou um mecânico de confiança.

Outra boa dica é não utilizar pneus de marcas distintas em seu veículo, uma vez que cada fabricante vai ter um modelo de pneu e cada um deles apresentará diferenças na construção e desenho. O comportamento destes pneus serão distintos, mesmo que as especificações sejam semelhantes nas medidas. Utilizar marcas distintas nos pneus do carro vai influenciar bastante na dirigibilidade e no comportamento do mesmo. 

Veja também:  Volkswagen CC - Fim da Produção do Carro

Inserir um comentário