Cuidados para ter com os pneus de seu carro


     

É bastante comum entre os brasileiros o costume de viajar de carro até países que fazem fronteira com o Brasil, como é caso do Paraguai e do Uruguai, em especial para comprarem produtos. Claro que a situação tem seus atrativos como os preços na maior parte das vezes serem baixos. Porém, é bom ter atenção. Nem tudo que é comprado fora do país pode ser trazido ou usado legalmente por aqui. Entre esses produtos “proibidos” estão os pneus.

Nos últimos tempos a fiscalização sobre esses produtos tem se tornado cada vez mais rigorosa. E de acordo com a situação em que a pessoa for parada ela poderá levar multas e até ter o seu veículo preso.

Veja também:  Hyundai Veloster Turbo - Lançamento e Preço no Brasil

Se você não quer correr riscos e quer saber como cuidar melhor dos seus pneus confira algumas orientações:

– Alinhamento e Balanceamento: O balanceamento e o alinhamento dos pneus são tão importantes quanto a pressão dos mesmos. Manter o conjunto em perfeito estado permitirá ao condutor garantir uma maior vida útil aos pneus além de ter um comportamento melhor na dinâmica do carro.





– Pressão: Tem gente que desconsidera isso, mas o ideal mesmo é andar com a pressão de inflação que foi recomendada pelo fabricante. Isso vai garantir um bom desempenho dos pneus. Claro que isso influencia como um todo. Por exemplo, o aumento da segurança nas frenagens e o desgaste regular. Isso de quebra ainda aumenta a vida útil do pneu.

Veja também:  Lotus Exige Sport 380 - Lançamento e Ficha Técnica

– Desgaste: É importante que o condutor sempre verifique se a banda de rolagem está se desgastando de forma irregular. Um dos principais motivos para a ocorrência irregular é justamente o fato de que a suspensão e o balanceamento do conjunto roda-pneu-válvula não estarem corretos.

– Válvulas: Durante as inspeções para manutenção preventiva as válvulas geralmente são esquecidas. Mas elas também sofrem com o tempo e precisam de atenção. Uma boa dica é reparar se elas estão com uma aparência estranha, riscada ou “craquelada” na superfície ou ainda se apresentam algum tipo de rachadura. Caso algum problema seja identificado é recomendado a troca imediata lembrando que problemas com a válvula podem acarretar perda súbita de pressão.

Veja também:  Volkswagen Polo ganha Edição Especial Storm na África do Sul

Por Denisson Soares

Inserir um comentário