Novo ônibus rodoviário da Volvo


     

Ao analisarmos o acumulado no período de janeiro e fevereiro de 2016 vamos perceber facilmente que os emplacamentos em relação ao mercado de ônibus caíram no mercado brasileiro drasticamente chegando quase que a metade do que foi visto no mesmo período do ano anterior.

Mesmo com um cenário tão aterrador e vendas tão fracas empresas tem trabalhado duro no intuito de encontrarem formas de descobrirem algum nicho que possa apresentar algum potencial. Esse fato se tornou quase que uma obrigação para as empresas.

E foi exatamente por meio de um estudo desse tipo que a Volvo Bus Latin America decidiu lançar no Brasil o já conhecido chassi rodoviário B310R. Para quem nunca ouviu falar dele, esse novo modelo foi criado tendo como foco em especial o fretamento para viagens tanto de curtas quanto de médias distâncias.

Veja também:  Chevrolet Classic não será mais Fabricado

Luis Carlos Pimenta, atual presidente da companhia afirmou em comunicado que a disponibilização desse modelo permite que um novo nicho seja criado no mercado de ônibus para a Volvo. Ainda de acordo com ele o veículo possui aplicações específicas e de quebra é o mais econômico da categoria.

O modelo de que estamos falando vai chegar ao mercado com um motor que será movido a diesel com capacidade para 11 litros, serão 310 cv de potência e 153 kgfm de torque. O ônibus da Volvo ainda terá tração 4×4, controle eletrônico de estabilidade, freio a disco EBS 5, suspensão eletrônica e caixa de câmbio automatizada I-Shift.





Existem ainda alguns detalhes que valem a pena de serem destacados no B310R. Um deles é o freio de motor VEB com 390 cv. O equipamento permite que seja possível obter velocidades médias maiores no caso de descidas de serras além de um menor uso dos freios de serviço. De cara isso já evita as conhecidas variações bruscas na velocidade que podem ocorrer durante a viagem além de garantir um menor desgaste dos pneus.

Veja também:  Multa em Carros com Som Alto poderão ser aplicadas sem Medidor de Barulho

Imagem ilustrativa

Ainda de acordo com a fabricante do ônibus outra vantagem é o seu peso. Conforme a Volvo chega a ser 400 Kg a menos do que os concorrentes similares que se encontram no mercado.

De resto fica a dúvida se a Volvo acertou nesse projeto ou se ele não será apenas mais um dentre outros que não se destacarão.

Por Denisson Soares

Inserir um comentário