Seguro do Carro Cobre Danos por Alagamentos?


     

Até os planos mais básicos são obrigados a cobrir danos causados por enchentes. Empresas podem negar cobertura para motoristas que contribuírem para os danos no veículo.

As chuvas fazem estragos no Brasil inteiro e os alagamentos causam dores de cabeça para as pessoas. Quem é dono de um automóvel e acaba em uma enchente pode até ter perda total do veículo. Porém, você tem seguro e ainda se questiona: o seguro cobre danos causados por enchentes?

Sim, o seguro cobre. A sua apólice cobrirá qualquer que seja o tipo de despesa que a enchente causar em seu carro. Foi no ano de 2004 que a Susep, órgão que faz a fiscalização das operações de seguro e apontou que os planos básicos também devem cobrir problemas com a submersão parcial ou total do carro em água doce (incluindo se o mesmo estiver estacionado no subsolo). Isso quer dizer que, mesmo que a garagem é favorável para que o veículo seja coberto pela água, a seguradora deverá cobrir o estrago.

Veja também:  Fiat 147 - Primeiro Carro da FIAT produzido no Brasil

Normalmente, quando a água se localiza abaixo do painel do veículo, a reparação do mesmo pode ser feita, não sendo necessário trocar o modelo por um novo. No entanto, caso a água fique para cima do painel, a chance é grande de que o carro tenha que ser trocado por um novo. Uma curiosidade: a perda total de um carro acontece quando 75% do automóvel fica prejudicado.

Um fato importante é o laudo técnico. Caso o mesmo aponte que o motorista possa ter contribuído para que o carro ficasse submerso na água, o seguro não vai precisar se responsabilizar em pagar o conserto do veículo.





Exemplo: a pessoa vê o local alagado, mas passa por lá mesmo, pois está com pressa para chegar ao trabalho e o carro é pego pela água. O laudo pode apontar que você teve grande culpa pelo acontecido e os danos não serão pagos pelo seguro.

Veja também:  Honda CR-V 2017 1.5 Turbo - Início da Produção

Dica:

A melhor coisa a se fazer é ter um seguro com plano básico, no mínimo. Você terá cobertura contra assalto, incêndio e colisões, além da proteção também contra problemas causados pelas enchentes.

Há muitos sites na internet onde você pode fazer simulações para contratar um seguro. Os valores são diferenciados e você o faz de acordo com o seu bolso.  É melhor prevenir do que remediar!

Inserir um comentário