BlaBlaCar – Serviço de Caronas para Viagens chega ao Brasil


     

Funcionamento do serviço é semelhante ao Uber e promete valores mais baixos que passagens convencionais.

O serviço de carona já é algo bastante antigo, principalmente no Brasil, mas recentemente uma startup francesa chamada BlaBlaCar, que possui atualmente mais de 20 milhões de usuários e está disponível em 19 países, desembarcou em nosso país. No Brasil, a proposta é a mesma dos outros países e inclusive bem semelhante a do aplicativo UBER, que atualmente está em pé de guerra com os taxistas devido às taxas que eles não pagam e consequentemente cobram um preço menor atraindo mais clientes.

O BlaBlaCar é um serviço para quem está com vaga sobrando no carro e quer rachar a gasolina, pedágio ou simplemente cobrar uma taxa fixa para chegar ao destino desejado. Já existem outros aplicativos com a mesma proposta, mas o BlaBlaCar parece que vem com uma forte clientela no cenário mundial e isso pode atrair bastante os brasileiros, principalmente porque o aplicativo tem um nível avançado de desenvolvimento e possui poucos erros.

Veja também:  Motor THP - Razões do Sucesso e Carros Equipados com o Motor

Na própria página do aplicativo na versão brasileira estão sugeridos alguns preços como: “Rio – São Paulo por R$ 80,00”, o que é uma ótima pedida pois estas longas viagens saem bem mais em conta do que o preço comum de uma viagem de ônibus ou avião. Em alguns casos, dependendo do motorista, ele pode cobrar apenas pedágio e gasolina, o que pode sair muito mais em conta ainda.





Mas ainda assim o BlaBlaCar já é polêmico, na Espanha, que é um dos países com maior número de usuários da “carona amiga”, ele enfrenta uma batalha judicial da empresa de transportes de ônibus Confebús, que alega competição desleal, já que os preços das viagens saem com um valor muito mais em conta do que o da linha de transportes rodoviários.

Veja também:  Novo Fiat Doblò Cargo 2017 - Lançamento na Argentina

O que para uns é problema para outros pode ser uma solução, atualmente o sistema é bem simples e funciona da seguinte maneira: quem vai viajar de carro e possui uma vaga sobrando no veículo publica na plataforma o trajeto que será percorrido com detalhes de partida, chegada, data e hora, mas quem decide se aceita ou não é o condutor, proprietário do veículo, algo bem prático, funcional e barato.

Gabriel Tirado Teixeira Neves Valladão

Inserir um comentário