Simulador de Carro deverá ser usado pelas Autoescolas de SP


     

Utilização obrigatória do equipamento deverá ocorrer a partir do dia 14 de dezembro.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) vem fazendo um estudo sobre o uso de simuladores de direção veicular nos centros de formações de condutores desde 2011 e a intenção era tornar o uso do equipamento obrigatório até 2014 em todo o país, porém, devido a uma série de problemas, foi adiado para o final deste ano.

Porém, o Detran de São Paulo resolveu adiantar-se e já definiu todas as regras que tornam o uso do simulador obrigatório em todas as autoescolas do estado e a partir do dia 14 de dezembro os CFC já deverão disponibilizar esta opção aos alunos que desejarem obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria B, que é para carro de passeio.

Veja também:  Chevrolet Classic não será mais Fabricado

Será obrigatório que o candidato faça no mínimo 5 horas o simulador de direção, sendo que uma hora deverá ser exclusivamente simulando a condução do veículo à noite.

O Detran-SP publicou uma portaria na última sexta-feira (06) determinando que as aulas no simulador passam a ser obrigatórias a partir do dia 14 do próximo mês. Outra determinação desta portaria é que as aulas no equipamento sejam realizadas após o término do curso teórico, porém, antes de realizar o exame teórico.

O aluno tem a opção de fazer até 8 horas de aula no simulador, sendo que metade deste período deve ser no período do dia e a outra metade simulando a noite.





Aqueles que já possuem carteira de motorista na categoria A (moto) e estiverem interessados em adquirirem a categoria B (carro) terão que fazer 7 horas de aula de um total de 20 no simulador, sendo 3 horas de simulação noturna.

Veja também:  Novo Troller T4 Bold 2017

Atualmente em São Paulo são mais de mil simuladores de direção cadastrados (de acordo com o próprio Detran-SP) e mais de 300 mil aulas já foram realizadas, pois desde julho do ano passado o uso do equipamento vinha sendo oferecido como opcional.

Apesar de estar adiantado, São Paulo não é o primeiro a tornar o uso do simulador obrigatório, pois o Detran do Rio Grande do Sul já vem utilizando o aparelho de forma obrigatória há algum tempo.

Por Russel

Inserir um comentário