Nissan Leaf será Fabricado no Rio de Janeiro


     

Montadora inicia a importação do modelo para o Brasil e espera fabricá-lo no Brasil em até cinco anos.

Parece mesmo que os carros elétricos estão chegando de vez ao Brasil. Depois de o governo federal ter decidido reduzir as taxas para carros elétricos e híbridos, chegou a hora de dar mais um passo na diminuição do custo desses veículos. A Nissan confirmou o início das importações do Leaf, seu modelo elétrico e pretende fabricá-lo no Brasil em até cinco anos.

No ano que vem, o carro japonês fará parte da linha da montadora, tendo como principal vantagem a versão atualizada da autonomia: o modelo anterior suportava apenas 150 km, enquanto o novo, lançado recentemente no Salão de Tóquio, chega a 270km com apenas uma carga. Além do ganho na bateria, o elétrico apresentado no Japão recebeu ainda um novo modelo de freio dianteiro de emergência, que evita colisões, além de um sensor que avisa mudanças inesperadas de faixa, o Lane Departure Warning.

Veja também:  Subaru Outback 2016 - Preço e Novidades

Mas mesmo com a diminuição do custo da importação e produção, ainda existem alguns desafios pela frente antes de os carros elétricos entrarem de vez nas ruas: é o abastecimento. Para fugir deste problema, a Nissan já tem um acordo assinado com a BR Distribuidora, da Petrobras, no qual exige a instalação dos chamados quick chargers ou estações de carga rápida em cada posto de combustível da marca.





Outro desafio pela frente será o treinamento dos próprio funcionários envolvidos no processo de montagem do carro. Como a tecnologia do Nissan Leaf é muito diferente daquela aplicada em motores de combustão, os profissionais terão de se acostumar e se adaptar aos novos conceitos. “O primeiro Leaf produzido aqui deve sair da fábrica de Resende (RJ) em 2017, porém, a nacionalização total será só em 2020”, disse o diretor de comunicação da empresa, João Veloso Jr., em entrevista à Quatro Rodas.

Veja também:  Kia Cerato 2017 - Lançamento, Preço e Novidades

Até lá, fica a espera e a expectativa para que esses modelos tomem as ruas e ajudem a cuidar não só do meio ambiente, mas também da economia.

Vinícius Oliveira

Um comentário em “Nissan Leaf será Fabricado no Rio de Janeiro

  1. Estou ansioso para que chegue essa revolução logo. Precisamos fazer algo pelo nosso planeta.

Inserir um comentário