Fiat pode lançar Chave com Bafômetro em 2016


     

Chave deverá chegar ao mercado no próximo ano e poderá ser vendida como um acessório para os veículos.

Já imaginou um carro que avise quando o motorista está embriagado e o proíba de dar a partida no veículo? Pois a Fiat apostou nessa inovação e o primeiro carro com essa funcionalidade está previsto para chegar ao mercado no próximo ano.

A tecnologia será chamada de Fiat Safe Key e faz parte de um projeto de conscientização do motorista quanto ao risco de misturar bebida e direção. Segundo a montadora, em alguns casos não basta somente investir em campanhas. É preciso fazer com que as pessoas pensem duas vezes antes de beber e pegar no volante. A empresa acredita que pode fazer algo no sentido de fornecer a possibilidade da proibição da direção para pessoas embriagadas. A declaração foi feita por Fred Saldanha, diretor responsável pela criação da agência Isobar. A agência foi a responsável pelo desenvolvimento da campanha conscientizadora  e pela encomenda da chave.

Veja também:  Preço Médio do Seguro de Carros em São Paulo

Funcionamento:

A chave possui um tipo de mini bafômetro acoplado, que leva em torno de 1 segundo para acusar a presença de álcool no sangue do motorista. Se for encontrado algum vestígio de álcool no sangue do motorista, uma luz vermelha acenderá e a chave, que é do tipo canivete, não aparece para que o motorista dê a partida no veículo. Caso o teste dê negativo para a ingestão de álcool, a chave aparece normalmente e o motorista pode conduzir seu carro sem problemas.

E as funcionalidades da chave são ainda mais interessantes: assim que o bafômetro registra que o motorista ingeriu álcool, um sinal é enviado automaticamente para o celular do motorista, que se conectará com um aplicativo de táxis ou enviará um SMS para algum contato já registrado previamente, que poderá auxiliar o motorista na sua volta para casa.

Veja também:  Renault Captur 2017 - Preço e Características do Carro

Segundo a montadora, um dos maiores desafios foi reduzir o tempo de processamento do bafômetro convencional para adaptá-lo ao modelo da chave. Como a resposta independe da quantidade de álcool ingerida pelo motorista, o que faz com que o exame seja um pouco mais demorado, a resposta caiu para somente um segundo.





O desenvolvimento da chave durou 8 meses e encontra-se atualmente em fase de pré-produção. Nesta fase são escolhidos os materiais usados na confecção dos modelos. A previsão é de que a Safe Key seja lançada oficialmente em 2016.

O preço do acessório e a forma como a chave será disponibilizada para os clientes ainda não foram confirmados. A desenvolvedora trabalha para que a chave tenha valor bem próximo do que os modelos tradicionais de chave, para popularizar seu uso.

Veja também:  Renault Sandero e Logan 2017 - Lançamento e Novidades

A ideia da montadora é que a chave possa ser comercializada não só para os novos modelos, mas também para os carros que já estão em circulação, como um acessório adicional.

Por Patrícia Generoso

Inserir um comentário