Problemas no Freio do Carro – Como Verificar?


     

Confira abaixo os problemas mais comuns com os freios e como resolvê-los.

Você está sentindo que o seu carro pode estar com problemas no freio? Mas e como posso diagnosticar tal coisa no meu veículo?

Meu pedal está duro:

Segundo o nosso mecânico Gabriel Colaço, em grande parte dos casos, o problema está no servo do freio ou hidrovácuo. A peça funciona para amplificar a força que o motorista vai aplicar no pedal e, assim, deixá-lo com maior eficiência.

Quando há algum problema no mesmo, o pedal do freio ficará duro. O seu veículo conseguirá parar, mas o motorista achará mais pesado para que isso aconteça e a força que é aplicada no pedal é maior.

Veja também:  Carros Mais Econômicos do Brasil em 2016

Pedal parece que vai ceder:

Isso acontece quando, por exemplo, o motorista está parado em algum farol com o pé no frio e começa a perceber que ele cede aos poucos. Nesse momento, pode acontecer algo de errado com o cilindro mestre. Verifique se encontra algum tipo de vazamento no circuito hidráulico.





O pedal também pode parecer que não está sendo bem eficiente. Esse problema ocorre quando o sistema hidráulico se encontra com bolhas de ar. Caso seja isso que esteja acontecendo, a solução é trocar o óleo de freio e fazer a sangria do sistema. Se não resolver o problema em questão, é indicado observar de maneira mais atenta o servo freio e também o cilindro mestre.

Veja também:  Toyota Etios 2017 - Preço e Versões

Outro problema pode ser o nível de óleo baixo. Quando o carro é mais novo, isso poderá indicar que as pastilhas estão com um desgaste excessivo. Caso o carro conte com mais de 30 mil quilômetros, o dono deverá fazer uma verificação de um possível vazamento nos cilindros de freio das rodas traseiras.

O importante nestes casos é saber indicar a causa do problema que está se passando nos freios. Desta maneira, o dono do veículo pode chegar com uma informação pronta para o mecânico, o qual poderá solucionar com mais rapidez o problema. 

Confira no vídeo abaixo mais algumas dicas de cuidados que você deve ter com os freios:

Inserir um comentário