Qual a diferença entre Potência e Torque?


     

Confira o que é e as principais diferenças entre Potência e Torque.

Quem gosta de ver notícias sobre lançamentos de automóveis, mas quando há especificações entre potência e o torque do modelo você sabe qual a diferença entre os dois? Se a resposta é não, então fique ligado nesta matéria.

Primeiramente você deve saber:

O que é torque: Trata-se de uma força que tem a tendência de fazer rodar ou virar alguma coisa. Um exemplo pode ser quando uma pessoa aplica uma força em uma chave de boca, gerando um torque. Você vai aplicar uma força para girar a chave e, essa força, tende a girar sobre o eixo. Então, quando você aperta as porcas das rodas do seu automóvel, você gera um torque.

Veja também:  Novo Honda HR-V 2017

O que é potência: Ela vai ser a medida de o quão veloz um trabalho vai ser feito. A potência vai ser utilizada no mercado de automóveis (entre leves e médios) os quais contam com uma proposta de ter maior velocidade. É a potência do motor que conta nesses casos.

Porém, quando a referência é uma linha de veículos mais pesada, como é o caso de caminhões e de ônibus, o que faz a diferença realmente é o torque (a força).  

Os dois (potência e torque) vão ter relação com a maneira com que funciona o motor do veículo. Mas vale ressaltar, o torque é relacionado com a força a qual o bloco poderá produzir. Já a potência se relaciona com a rapidez que o motor vai trabalhar.

Veja também:  Chevrolet Classic não será mais Fabricado




Vamos lá com mais observações. De acordo com o torque máximo que o carro possui, mais força o motor dele vai possuir. O torque agirá na capacidade que o veículo terá de arrancar de maneira mais rápida.

Na potência, ela vai agir para que o veículo consiga chegar a mais altas velocidades. A potência máxima de um determinado veículo vai ser obtida através da multiplicação do torque nas rotações em que é gerado.

Unidades:

Para o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade que dá conta para o torque é o Newton-Metro (NM). Porém, no Brasil, o mais comum de se encontrar é o quilograma força metro, o kgfm. A unidade de potência é o cavalo vapor (cv). 

Veja também:  Novo Jeep Compass 2017 é sucesso de Vendas no Brasil

Inserir um comentário