Utilização da tecnologia para acompanhar o trânsito


     

Vários aplicativos e sites que acompanham o trânsito em tempo real são ótimas alternativas para os motoristas que não querem pegar congestionamentos.

Se você é motorista no Brasil, deve estar acostumado com o trânsito lento das grandes capitais, principalmente nos horários considerados de rush. Mas a tecnologia é cada vez mais aliada dos motoristas quando se fala em controle do tráfego.

Atualmente, existem aplicativos e sites que acompanham o trânsito em tempo real, seja por câmeras ou com o auxílio de satélites, fazendo com que o motorista possa escolher a melhor opção para seu trajeto, ou quando isso não for possível, deixar o motorista preparado psicologicamente para o tempo que perderá no trânsito.

Alguns aplicativos que são amigos do motorista no controle do trânsito são:

Google Maps: É possível ver em tempo real como o trânsito está. Para isso basta digitar uma rota no campo de pesquisa e ir em “mostrar trânsito”. O site realiza uma pesquisa via satélite que mostra o fluxo do trânsito no percurso. As cores variam de verde, para o trânsito livre, até o vermelho escuro para grandes congestionamentos.

Veja também:  Hyundai Elantra 2017 - Lançamento, Preço e Principais Mudanças

Waze: Aplicativo para celular, que funciona como uma “rede social”. Além de funcionar como o Google Maps, onde o fluxo do trânsito é mostrado em tempo real, é possível contar com informações em tempo real de outros motoristas que estejam na mesma via que você e que alertam sobre acidentes, blitz policiais, buracos e obstáculos na pista, dentre outros. O aplicativo já é uma verdadeira febre entre os motoristas.





Mapas da Apple: Os mapas disponíveis pela empresa em seus celulares começaram a contar com uma nova função: mostram informações sobre o trânsito em algumas capitais brasileiras, além de calcular com maior precisão o tempo de uma rota traçada pelo motorista. A Apple também atualizou as imagens de satélite de seu s mapas para uma melhor funcionalidade de seus aplicativos.

Veja também:  Fiat Palio 2017 - Informações sobre o novo modelo

Câmeras online: Quem deseja ter uma noção visual do trânsito, ou não confia nos aplicativos para celular pode contar com o serviço de câmeras online. As câmeras estão instaladas nas principais ias das capitais brasileiras e as monitoram 24 horas por dia podendo ser acessadas a qualquer momento pelo motorista.

Todos concordam que uma das coisas mais desagradáveis é ser pego de surpresa por um congestionamento. Alguns motoristas nesse caso adiam sua volta para casa seja estendendo sua estadia no trabalho e adiantando alguns serviços, seja em algum lazer, os conhecidos “Happy Hours”. O importante é dar a opção ao motorista para escapar ou evitar a perda de tempo em seu dia a dia.

Veja também:  Fiat Strada 2017 - Preço, Características e Novidades do Modelo

Por Patrícia Generoso

Google Maps

Foto: Divulgação

Inserir um comentário