Novo Extintor Veicular do Tipo ABC – Prorrogação do Prazo de Exigência


     

Governo prorroga o prazo de exigência do Novo Extintor Veicular do tipo ABC. Motoristas devem efetuar a troca do extintor até o dia 30 de setembro.

No início desta semana, o Ministério das Cidades anunciou que irá prorrogar o prazo de obrigatoriedade do novo extintor veicular do tipo ABC. Para aqueles que não se lembram, o novo extintor seria obrigatório a partir do dia 1º de julho, porém, com esta decisão agora a obrigatoriedade acontecerá apenas a partir do dia 30 de setembro.

Esta é a terceira vez que o Governo decide estender o prazo para a troca do extintor veicular. Desta vez a determinação se deve a um pedido de adiamento feito pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O motivo do pedido é que ainda existem estados onde o novo extintor está difícil de ser encontrado. Segundo um levantamento feito pelo Denatran, a maioria das lojas de cinco estados não possui o novo extintor ABC para venda.

Veja também:  Nissan Frontier 2017 será apresentada no Salão de São Paulo 2016

É importante lembrar a todos que depois da Lei entrar em vigor, o motorista que não tiver o extintor do tipo ABC receberá uma multa de R$ 127,69 e ganhará 5 pontos na carteira de motorista.

Diferença do Extintor Antigo (do tipo BC) para o Novo Extintor (do tipo ABC):





Para aqueles que não sabem, o Extintor do tipo ABC é mais completo do que o do tipo BC. O novo extintor é capaz de apagar fogo em madeira e tecidos, materiais que o antigo extintor não conseguia apagar. Outra informação bastante importante de mencionar é que este tipo de extintor possui um prazo de validade de 5 anos.

Vale lembrar que no ano de 2004, o Contran divulgou uma resolução que estabelecia que a partir de 2009 todos os veículos deveriam sair de fábrica com o extintor do tipo ABC. Apesar disso, a medida acabou sendo derrubada e só passou a vigorar mesmo depois do ano de 2009. Ou seja, os veículos produzidos entre os anos de 2004 e 2009 podem ter saído sem o novo extintor, sendo necessário assim troca-lo pelo novo modelo. Já os veículos fabricados a partir do ano de 2009 já devem ter vindo com o extintor do novo tipo.

Veja também:  Kia Cerato 2017 - Lançamento, Preço e Novidades

É preciso também ficar alerta quanto à presença do extintor no carro e também a sua data de validade. Caso uma destas infrações sejam cometidas o motorista receberá uma multa e perderá alguns pontos na carteira.

2 comentários em “Novo Extintor Veicular do Tipo ABC – Prorrogação do Prazo de Exigência

  1. Valter Roberto de Barros

    - Editar

    Como obrigar o uso de um produto que não existe ! E quando acha e um preço absurdo ,!!!

Inserir um comentário