Denatran libera Consulta para Recall de Veículos

Vote nessa matéria: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas

     





A partir do dia 17 de março, será possível consultar, através do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) se um determinado veículo que deveria ter comparecido a uma campanha de recall foi levado pelo proprietário ou não. Para isso, bastará ter o número do chassi do automóvel, acessar o site www.denatran.serpro.gov.br, e clicar no link “Consulta Recall”.

Outra novidade é que o não comparecimento ao recall ficará registrado também no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que é emitido ano a ano.

A iniciativa do governo se deve ao fato de que muitas pessoas não atendem aos chamados das montadoras para realizar a inspeção do veículo, se esquecendo de que o serviço pode, dependendo do caso, até evitar acidentes.

O maior problema é que não há a obrigatoriedade de comparecer às revendedoras para o recall, e muitos proprietários sequer tomam conhecimento dele.

É bom ressaltar que a informação de não comparecimento ao chamado, caso conste no documento, não vai impedir a comercialização do veículo. Mas espera-se que com a facilidade de saber se o carro está em dia com os recalls, os proprietários aumentem a adesão ao serviço, que, segundo as montadoras, não chega a 50%.

Por André Gonçalves


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Quer realizar um comentário?





RSS RSS (comentáos)