Inspeção veicular – obrigatória em SP, RJ, MG, PR, RS e SC

A inspeção veicular anual, para verificar emissões de poluentes, que já é obrigatória nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, agora o será também no interior desses estados, além de Minas Gerais e os três estados do sul. Isso devido a uma portaria do Conama o Conselho Nacional do Meio Ambiente, que dá o prazo de um ano para que estados com frotas maiores que 3 milhões de veículos (incluindo motos, caminhões, tratores e outros) realizem a inspeção anual.

A inspeção será feita por amostragem. Ou seja, nem todos os veículos serão vistoriados. Quem desobedecer e não comparecer à inspeção, perderá o licenciamento do veículo, ficando sujeito a apreensão.

Caso a medida vigore por alguns anos, Goiás deve ser o próximo estado a ter a obrigatoriedade (ainda não será). Santa Catarina ultrapassou a marca de 3 milhões de veículos no mês de abril. Você pode encontrar números da frota de veículos em cada estado e município brasileiros no site do Detran do Paraná.

Em São Paulo, atualmente, são inspecionados os carros fabricados a partir de 2003.

11 comentários em “Inspeção veicular – obrigatória em SP, RJ, MG, PR, RS e SC

  1. Não se deixe enganar! Segundo o professor Luiz Carlos Molion, representante da América Latina na Organização Meteorológica Mundial e pós-doutor em meteorologia, as medidas para a reduzir as emissões de carbono, como aqueles advindas de controles como a Inspeção Veicular Obrigatória realizada na cidade de São Paulo, não vão produzir efeito no clima mundial. “O gás carbônico não controla o clima global”, garante. A quantidade de carbono lançada pelo homem é ínfima, é irrisória, se comparada com os fluxos naturais dos oceanos, solo e vegetação. Para a atmosfera, saem 200 bilhões de toneladas de carbono por ano. O homem só lança seis. O professor, devido ao fato do gás carbônico ser utilizado pelas plantas para fazer fossíntese, considera o mesmo como o “gás da vida”. Veja aqui a entrevista de Molin: http://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/noticias/reduzir-co2-expelido-pelos-carros-e-motos-nao-impede-aquecimento-global-diz-meteorologista.html

    Além disso, de acordo com a Constituição brasileira, promulgada em 1988, “todos são iguais perante a lei”. E eu cito:

    “TÍTULO II
    Dos Direitos e Garantias Fundamentais
    CAPÍTULO I
    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (…)”

    Assim, não é legalmente aceitável que o dono do carro com motor de dois tempos ou
    com placa preta seja dispensado da inspeção e os outros não. O princípio da igualdade é ferido. Isso, por sí só, já abre o precedente necessário para que os interessados entrem com ações na justiça contra a inspeção, ainda mais porque ela é regional e não nacional. acompanhem o desdobramento da luta contra esse embuste lendo a revista Rod & Custom!

  2. eu tenho um fiati uno ano 99 e sempre estou ouvindo falar da espesão veicular, e gostaria de saber se sou obrigado a fazer esta ispesão pois o final da praca do meu carro e 02 purrfavor me responda .obrigado

  3. Sacanagem descarada,
    Não sou contra o meio ambiente, mas
    colocam mais uma taxa que o salário não acompanha os reajustes, obrigam que seu carro polua menos, mas com a qualidade de nossas gasolinas fica quase impossível. E as fiscalizações nos postos???
    Querem diminuir a poluição, mas cade as prisões de quem está desmatando??? Isso sim é tirar nossos pulmões!
    Sem contar que eles não são cobrados pelas condições das vias de rodagem. Não levam em conta quanto gastamos com pneus, alinhamentos,…
    Mas nossos impostos, incluindo os 56% do valos da gasolina estão sendo pagos a cada gota.
    É um descaso total!

  4. enquanto nao tirarem de circulaçao carros com pneus carecas suspençao e freios pois sao grandes causadores de acidentes nas estradas brasileiras pois poucos sao os donos de carros concientes com a sua seguranças e de seus semelhantes

  5. essa e uma maneira de tirar mais dinheiro dos donos de veiculos que muitas veses não sabem nada de lei,essa e uma maneira de esplicar poluição ganhando dinheiro nas costas dos outros,entro na justiça se for posivel contra esses malandros !!!

  6. Cristina Popovicz

    - Editar

    Tenho um carro emplacado no Estado de São Paulo com os documentos vencidos, quero paga-los no estado do rio grande do sul porém precisa da inspeção veicular. Posso fazer a inspeção aqui e enviar pra São Paulo pra poder receber os documentos?

  7. moro em tatuí interior de são paulo e quero saber veículo desta cidade é obrigada a fazer a inspeção veícular, alguém sabe informar ? obrigado pela informação .

  8. Notícia velha para um problema sempre atual: estão tentando preparar o espírito dos demais brasileiros para o ROUBO que já acontece em SP, com uma inspeção que JAMAIS resolverá os problemas ambientais que o GOVERNO deveria estar cuidando. Este país é mesmo uma VERGONHA. Essa porcaria de inspeção vai ser oficial do governo, feita por empresas PRIVADAS, e teremos que pagar por algo que não pedimos. LUTEM DESDE JÁ CONTRA ESTE ABUSO!! Vai afetar todos os cidadãos desse país…

  9. Boa noite!
    Gostaria de saber quais os critérios a serem observados na inspeção veicular e quem se encarregará de fazer a mesma?
    Atenciosamente
    Denise

Inserir um comentário