Quais os tipos de gasolina de alta octanagem no Brasil? Premium, Podium e Shell V-Power tem alta octanagem?

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas (5 votos, média: 8,20 de 10)

     





Existem hoje três tipos de gasolina à venda no Brasil, as do tipo C, em função do número de octanas: a Comum, com 25% de álcool (87 octanas); a Premium (91 octanas); e a Podium (95 octanas).

As gasolinas de alta octanagem são aquelas acima de 91 octanas. Esse tipo de gasolina é suficiente para a maioria dos motores de alta performance e taxa de compressão. como aqueles que equipam Honda Civic Si e o Golf GTi. O manual do Si inclusive recomenda que se abasteça o carro sempre com gasolina de alta octanagem, já que a central eletrônica é mapeada para isso.

Praticamente todas as bandeiras oferecem opções de gasolina de alta octanagem, mas a Podium, de 95 octanas, provavelmente só vai ser encontrada em postos da Petrobras. A Shell oferece a V-Power Racing (a V-Power normal é apenas uma gasolina aditivada, não confundir); a Ipiranga oferece a Original Premium; e outras distribuidoras normalmente colocam Premium no nome da gasolina.

É bom que o consumidor saiba o tipo de nomenclatura usada por cada distribuidora. Assim como a Shell V-Power, a gasolina Supra da Petrobras também é uma gasolina comum, de 87 octanas. Informe-se antes.

Mas fica a pergunta: faz diferença colocar Podium ou Premium no carro? Proprietários de carros com motores normais, flex e outros, relatam que sim, percebe-se uma certa diferença. Mas ela fica maior em carros como o Golf GTi e Civic Si. No entanto, nestes dois últimos modelos, alguns proprietários com quem conversamos relataram não ver diferenças significativas de desempenho entre as gasolinas Premium e Podium.


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Comentários

  1. Cristiano Diniz escreveu:

    Boa tarde.
    Na verdade tenho uma pergunta: Com os carros flex a mistura de alcool e gasolina muda a octanagem desta?? Se sim, então tanto faz a gasolina usada nos carros em relação à sua regulagem(pois a octanagem sempre será diferente).
    Agradeço a atenção, e resposta se possível.

    Cristiano Diniz

  2. Franciele Lino escreveu:

    Olá,gostei da explicação de vocês a respeito desse assunto,foi difícil achar outro site que fosse bem exemplificado assim.
    Obrigada

  3. Victor Franco escreveu:

    Existe uma pergunta que não me sai da cabeça. Se abasteço o meu carro flex normalmente com gasolina comum, ou seja este tipo que é uma mistura de gasolina com álcool anidro, veja bem eu falei anidro, e em um determinado dia por algum motivo eu coloco apenas álcool hidratado, vai acontecer a maior confusão no meu tanque de combustível, terei na parte de baixo do tanque álcool hidratado e na parte de cima gasolina pura, isto porque a água do álcool hidratado vai separar a gasolina do álcool anidro que se juntará imediatamente ao já dito álcool hidratado, claro que com o carro em movimento terei uma mistura instável de gasolina e álcool hidratado, gostaria que me falassem alguma coisa sobre este fato inconteste ! A experiência é fácil de ser feita, pegue um litro de gasolina comum e coloque um copo de álcool hidratado e, vejam o que ocorre.

  4. preciso saber e assunto da meu trabalho..
    porque nos postos de gasolina existem dois tipos de gasolina e com preços diferentes ?

  5. ana paula escreveu:

    estou fazendo um trbaalho do colegio;
    gostaria de saber se colocarmos a gosolina que é usada na fomula 1
    em um carro comum pode?,o que acontes?.

  6. @estudante
    Vitor,o que vc está fazendo não é correto.Ao abastecer seu automóvel com gasolina vc não deve misturar ou completar com alcool.Só deverá trocar o tipo de combustível quando estiver na reserva.Essa mistura que vc fez,altera sim as características do combustível em seu tanque,além de diminuir a potencia, aumentar consumo e prejudicar os sensores .Espero ter sido simples na resposta e lhe ajudado!

  7. @ana paula
    Voce pode colocar uma gasolina com maior octanagem em um carro comum sim, porém nao alterará a sua performance em nada, caso o motor nao tenha a especificacao para tal. Quero dizer, caso o motor nao seja construido para combustíveis com alta octanagem.
    A gasolina da fórmula1 tem 102 octanas. Tempos atrás, tinha até 108 octanas.
    A gasolina com maior octanagem faz com que o motor trabalhe mais “redondo”, ou seja, a explosao pode ser controlada. Já o motor trabalhando com gasolina com menor octanagem, a explosao pode acontecer “antes do tempo”; o que faz com que voce escute uma batida diferente no motor, tipo um tac,tac,tac,tac,tac,…. mais agudo. E o motor dura menos.

  8. Tenho um focus duratec 2.0 – quando abasteço com gasolina comum, o carro grila/bate pino ao sair em 1a. marcha e por volta de 1.800 rpm em qualquer marcha – problema ocorre desde 0km, nenhuma concessionária resolve. Somente quanto abasteço com gasolina podium, o motor não faz o tal barulho – manual recomenda utilização de gasolina comum. Sabem o que pode ser? Já tiveram relato similar? Obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho.

  9. Bom dia

    Tenho um smart Fortwo, o meu primeiro tanque coloquei gasolina ipiranga comun em um posto de minha confiança on abasteço a mais de 5 anos, na metade do tanque aluz da injeção eletronica ligou, avisei a concessionária mercedez e la me falaram que este carro somente pode utilizar gasolina podium ou premiun? que se utilizar a comun a todo momento vou ter de levar o carro a autorizada…esta correto???

  10. Corretíssimo. A minha moto Dafra/Haojue Smart 125i em poucas semanas foi para a concessionária porque o bico injetor ficou entupido. Desde então passei a pôr mais gasolina aditivada e ultimamente estou usando a Podium. Parece que perdi um pouco de economia com a Podiu, talvez por ela funcionar melhor em taxa de compressão a partir de 10:1. O motor da minha moto trabalha à uma compressão um pouquinho mais baixa. Que pena. Mas só de saber que a moto terá o motor a ficar mais limpo e não sufocar a casa pela fumaça da gasolina comum aditivada, já sinto um enorme lucro.

    Na minha cidade terei de abastecer alternadamente com gasolina Premium e Podium porque a Podium está a 3,64 reais! É pra matar! E americano reclama do preço que paga lá.

  11. Eu vi no canal de vídeos do ADG que isso acontece justamente porque a gasolina comum não é boa para carros com compressão a partir de 10:1. Acima disso, se necessita pôr gasolina de 91 (premium) a 95 octanas (Podium). Pena que a Podium está um absurdo de cara.

    Após usar a Podium na minha moto, o fedor de enxofre acabou. Consigo inclusive pôr a mão atrás do escapamento e a mão não pega cheiro, ao invés, o cheiro da queima da gasolina é agradável e não sufoca.

    Ao andar de moto, a roupa de quem a conduz fica fedida justo pela maioria dos veículos usarem combustíveis com muito enxofre, aquilo que gera um odor salgado um tanto metálico e polvoroso.

    Sobre o funcionamento da minha moto, infelizmente a taxa de compressão dela fica só próxma de 10:1, então o rendimento da gasolina não aumenta, mas o motor da moto fica mais limpo, o que atende a minha preocupação e o ambiente na garagem fica limpo.

    Também percebi que aquele odor de álcool misturado com gasolina diminuiu com a gasolina Podium. Pode ser que as gasolinas (mijolinas) estejam tendo mais álcool do que imaginamos. Eu não confio naquele teste das distribuidoras porque ele não detecta o nível de álcool na gasolina

  12. coloquei gasolina v power em um corsa 1,0 notei que o motor trabalhou em temperatura mais que normal e o mesmo gastou mais combus.

  13. O Manual do Proprietário da WOLKSWAGEN orienta o cliente a não adicionar aditivos na gasolina colocada nos veículos de sua fabricação.

    O que VVSS poderiam dizer a respeito ?

    Antecipadamente, agradeço a atenção a mim dispensada.

  14. EU NAO SABIA EU COLOCAVA SO ADITIVADA NO MEU CAMARO. RSRSRSRSR

  15. Tenho um Lancer CVT, 2013/14, está com 3500 km. A concessionária instruiu a utilização somente da gasolina Podium (BR), até os 3.000 km utilizei somente esta. Porém, resolvi utilizar a gasolina V-Power da Shell, que tem menor índice de octanagem. Gostaria de ter uma opinião a respeito.
    Atte
    Roger.

  16. Daniel Dias escreveu:

    "alguns proprietários com quem conversamos relataram não ver diferenças significativas de desempenho entre as gasolinas Premium e Podium." isso mais do que prova que o efeito é puramente psicológico, gasolina de alta octanagem é uma necessidade de motores bons não um aumentador de performace!

  17. que Camaro, o do seu sonho?

Trackbacks

  1. […] existência de três tipos de gasolina básicas, no Brasil (comum de 87 octanas, premium de 91 octanas e podium de 95 octanas) faz com que […]

Quer realizar um comentário?





RSS RSS (comentáos)