O que é um carro (ou veículo) alienado?

Dúvida básica, porém comum. Carro alienado, grosso modo, é carro com dívida, dado como garantia para a execução de uma dívida, normalmente o próprio financiamento do veículo. Um carro pode ser alienado por leasing (neste caso o carro fica em nome do banco alienado ao comprador), financiamento ou consórcio (quando contemplado). Não há fraude alguma nisso, é apenas o modo como são feitas as vendas de carros financiados (não confundir com carro NP).

Um carro (ou qualquer outro veículo) é alienado como garantia para, no caso de inadimplência (e somente neste caso), o banco poder reaver o bem através de mandado de busca e apreensão (reintegração de posse, no caso do leasing, já que o carro fica em nome do banco). Isso significa que, necessariamente, um veículo alienado tem dívidas. Antes de comprar, é bom saber o montante das mesmas, quantas prestações faltam para pagar e se há alguma em atraso. Verifique bem isso no DETRAN. Às vezes, vendedores te dizem que um carro está pago, quando não está. Em alguns casos extremos, chegam a raspar a alienação no documento para que você não perceba.

11 comentários em “O que é um carro (ou veículo) alienado?

  1. José Carlos Salvado da Costa

    - Editar

    Se vc. vai pagar a vista na loja prá ela quitar na financeira, não compre, vc. vai esperar eternamente os doc. em seu nome.

  2. Ola!!! Gostaria de saber, comprei um carro e ele esta alienado, mas so que o consorcio faliu e nao tenho como localizalo e falta umas 10 parcelas para quitar o carro, e isso ja faz 8 anos, como fasso para tirar a alienaçao? Obrigado!!!

  3. Vendi um automovel para uma terceira pessoa, gostaria de saber se existe um modelo de documento (padrão) onde as partes se comprometam com suas obrigações, e fiquem registradas as condições do negócios, e tenha efeito juridico.
    Grato

    Marcos

  4. Claudia Guimaraes Silva

    - Editar

    Tenho um carro alienado, que está em posse de outra pessoa, que se comprometeu em pagar todas prestações restante, tem como registrar este compormisso em cartório, e se é valido?

  5. Jeremias Pedro Cerotti

    - Editar

    Tenho um leasing de veiculos que está com as prestações em dia. Mas devo para um banco no qual fui executado. Corro risco de perder o carro?

  6. Tenho um carro financiado e queria quitar a divida, mais ao entrar em contato com o banco, o mesmo me informou que o valor esta em R$36.000,00, e algum tempo atras me enviaram uma proposta de R$3.000,00. como isso é possivel?

Inserir um comentário