O que é um carro (ou veículo) alienado?

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas (1 votos, média: 9,00 de 10)

     





Dúvida básica, porém comum. Carro alienado, grosso modo, é carro com dívida, dado como garantia para a execução de uma dívida, normalmente o próprio financiamento do veículo. Um carro pode ser alienado por leasing (neste caso o carro fica em nome do banco alienado ao comprador), financiamento ou consórcio (quando contemplado). Não há fraude alguma nisso, é apenas o modo como são feitas as vendas de carros financiados (não confundir com carro NP).

Um carro (ou qualquer outro veículo) é alienado como garantia para, no caso de inadimplência (e somente neste caso), o banco poder reaver o bem através de mandado de busca e apreensão (reintegração de posse, no caso do leasing, já que o carro fica em nome do banco). Isso significa que, necessariamente, um veículo alienado tem dívidas. Antes de comprar, é bom saber o montante das mesmas, quantas prestações faltam para pagar e se há alguma em atraso. Verifique bem isso no DETRAN. Às vezes, vendedores te dizem que um carro está pago, quando não está. Em alguns casos extremos, chegam a raspar a alienação no documento para que você não perceba.


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Comentários

  1. José Carlos Salvado da Costa escreveu:

    Se vc. vai pagar a vista na loja prá ela quitar na financeira, não compre, vc. vai esperar eternamente os doc. em seu nome.

  2. vinicius escreveu:

    Ola!!! Gostaria de saber, comprei um carro e ele esta alienado, mas so que o consorcio faliu e nao tenho como localizalo e falta umas 10 parcelas para quitar o carro, e isso ja faz 8 anos, como fasso para tirar a alienaçao? Obrigado!!!

  3. Estamos on line?

  4. Vendi um automovel para uma terceira pessoa, gostaria de saber se existe um modelo de documento (padrão) onde as partes se comprometam com suas obrigações, e fiquem registradas as condições do negócios, e tenha efeito juridico.
    Grato

    Marcos

  5. @José Carlos Salvado da Costa
    eu estou com um caso parecido com esse, estou por comprar um veiculo
    ele tem um divida de 500 reaism se eu quitala demorar muito para eu consseguir colocar no mew nome??
    desde jah muito obrigado

  6. Claudia Guimaraes Silva escreveu:

    Tenho um carro alienado, que está em posse de outra pessoa, que se comprometeu em pagar todas prestações restante, tem como registrar este compormisso em cartório, e se é valido?

  7. Jeremias Pedro Cerotti escreveu:

    Tenho um leasing de veiculos que está com as prestações em dia. Mas devo para um banco no qual fui executado. Corro risco de perder o carro?

  8. Guilherme escreveu:

    Tenho um carro financiado e queria quitar a divida, mais ao entrar em contato com o banco, o mesmo me informou que o valor esta em R$36.000,00, e algum tempo atras me enviaram uma proposta de R$3.000,00. como isso é possivel?

  9. moto com alienação pelo o panamericano, saber se tem mandato de busca e apreenção

Quer realizar um comentário?

*





RSS RSS (comentáos)