Deficiente físico pode obter a isenção do IPI na compra de um novo carro

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas (3 votos, média: 8,33 de 10)

     





Um deficiente físico, que naturalmente não possa guiar carros comuns, pode adquirir veículos adaptados com câmbio automático e com isenção de IPI.

Sabe como fazer para obter o desconto? Basta apresentar à concessionária os seguintes documentos:

  • Cópia da carteira de identidade e da carteira de habilitação;
  • Atestado de incapacidade física (providenciado pelo Ciretran);
  • Documento da Receita Federal que reconheça o direito à isenção do IPI.

E o melhor de tudo. Após comprar o carro, ainda é possível obter isenção do ICMS e também do IPVA, bastando que seja feito um pedido formal à Secretaria da Fazenda do seu Estado.


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Comentários

  1. ola boa noite eu queria saber dos senhores com quantos anos de uso eu posso trocar meu carro por um okm pois sou defiçiente me disseram 3 outros dizem 2 agora estou em duvidas por isso estou enviando esse emeil se me responderam eu agradeço a tambem as isençoões um abraço e fiquem com DEUS aguardo a resposta

  2. Fatima Rocha escreveu:

    Tenho um irmão que portador de distrofia muscular,gostaria de saber quais os descontos da ford. Antecipadamente agradeço

  3. Marcos Alberto de Albuquerque lima escreveu:

    Tenho a 11 anos um encurtamento no femu direito ocorrido por um acidente automobilistioco, e gostaria de saber se com essa minha deficiencia eu tenho direito a ficar insentos dos impostas para que eu possa comprar um veículo

  4. Marcos Alberto de Albuquerque lima escreveu:

    Esse meu encurtamento é de 8 centimetros, portanto gostaria de saber se caso tenho direito como estão os descontas para veículos populares, nao tenho preferencia de marca contanto que seja de 4 portas e com ar, abraços Marcos Alberto de A. Lima

  5. Meu marido é portador de Esclerose Multipla à 14 anos, e a cada surto acometido aumentam as sequelas. Embora ainda possa dirijir quando esta em remissão,quando esta no surto da doença eu que conduzo o veículo para todas as tarefas inclusive idas aos hospitais para internações, médicos, fisioterapia e tudo mais.Gostaria de saber por onde começa para ter o benefício do IPI reduzido e a isenção do IPVA.

  6. Arnaud Lucena escreveu:

    ninha filha tem 11 anos com sindrome de weste(deficiencia mental0.
    Como faço para conseguir a isenção tambem do icms e ipva?
    Arnud

  7. sergio ferreira dos santos escreveu:

    p/ trocar de carro (2008 p/ 2010)fui no site da receita federal (IPI), a informaçao é de que o prazo é de 02 anos, já na secretaria estadual (SP) está escrito que é de 03 anos. Alguma coisa está errada! na pratica mesmo o prazo p/ trocar de carro (deficiente) é de 03 anos/ pois oa leis sao incoerentes.

  8. CARO JAIRO ESTROPA. LEI A LEI DO IPI E DO ICMS QUE VOCÊ FICARÁ SABENDO BEM CERTINHO. POSSO LHE ADIANTER QUE O ICMS SÃO TRÊS ANOS E O IPI SÃO DOIS ANOS.

  9. CARA LUCENA. O ICMS É SÓ PARA O DEFICIENTE QUE DIRIGE. O IPVA VOCÊ PODE SOLICITAR A QUALQUER HORA.

  10. é ISSO MESMO AMIGO. AS LEIS SÃO DIFERENTES. VOC~^E NÃO É OBRIGADO A COMPRAR COM OS DOIS DESCONTOS.

  11. Engraçado.. Esse comentário da reportagem está completamente equivocada.
    Após comprar o carro você não tem mais direito a nada. Para adquirir o carro você precisa.
    Primeiro: passar pela péricia médica do DETRAN (DEFICIENCIAS DEFINIDAS EM LEI)
    SEGUNDO> TIRAR UMA NOVA CARTEIRA DE MOTORISTA QUE CONTERÁ A SUA NECESSIDADO NO VÉICULO OBRIGADO PELO DETRAN. (POR EXEMPLO: CÂMBIO AUTOMÁTICO E OUTROS.
    TERCEIRO: DEPOIS DE OBTER A NOVA CARTEIRA DE MOTORISTA VOCÊ DEVERÁ PREENCHER TODOS OS FORMULÁRIO (SITIO DA RECEITA FEDERAL) E PROTOCOLAR NA RECEITA FEDERAL. DEPOIS DE QUINZE DIAS A RECEITA LHE FORNECECERÁ UMA CARTA PARA MONTADORA DO CARRO LHE DANDO O DIREITO DE COMPRAR O CARRO SEM O IPI.
    BOM… DEPOIS VOCÊ PEGA ESSA CARTA E A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA POR LEI(AGORA O ICMS – (SECRETARIA DA FAZENDA DO DF) VAI ATÉ UMA AGENCIA DA RECEITA DO DF E PREENCHA A SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DO ICMS.
    DEPOIS QUE VOCÊ ESTIVER COM A CARTA DO IPI E DO ICMS VOCÊ PODE IR COMPRAR O CARRO COM TODOS OS DESCONTOS.
    DEPOIS QUE O SEU CARRO CHEGAR, JUNTAMENTO COM A NOTA FISCAL. VOCÊ PEGA A NOTA FISCAL E ENCAMINHA UM CÓPIA PARA A RECEITA FEDERAL E OUTRA CÓPIA PARA A RECEITA DA FAZENDA DO DF.
    BELEZA… VOCÊ ESTÁ DE CARRO NOVO E COM TODOS OS DESCONTOS.
    HAAAA .. NÃO SE ESQUEÇAM… O IPI E ICMS SÓ PARA O DEFICIENTE QUE DIRIGE. O DEFICIENTE QUE NÃO DIRIGE TEM DIREITO APENAS DO IPI.
    VIU …. NÃO TEM SEGREDO.. NÃO DEMOREI NADA. NÃO VI BUROCRACIA NENHUMA.
    BOA SORTE PRA TODOS QUE QUEREM SOLICITAR OS DESCONTOS

    • boa tarde paula!!!!!!muito bom seu comentario.vc pode tirar uma duvida minha?sou amputado membro inferior direito, e sempre ouvi falarem que o desconto girava em torno de 30% a 35%,mas para a minha surpresa,fui a algumas concessionarias e vi que não chegam a 25%. pode ser táticas do vendedores ou realmente o desconto é perto disso mesmo.procuro um palio,gol ou o onix,dentro do que poderia pagar.

    • VocÊ precisou pagar para algum advogado ou despachante para fazer todo o processo de conseguir a papelada para adquirir os descontos na compra do seu carro?

  12. sandra regina de andrade escreveu:

    oi meu nome e sandra eu tenho uma criança defiçiente ele e altismo gostaria de saber se eu comprar um carro novo eu fico inseta no ipevear

  13. Ednei da costa de souza escreveu:

    boa noite, gostaria de saber se o deficiente físico tem direito a isenção para o carro da Hyundai Tucson .

  14. Mauro Cruz escreveu:

    Para veículos com isenção total (IPI + ICMS) são tres anos… isenção apenas de IPI dois anos..
    abraço

  15. Olá, tenho doença de crohn e estava sonhando em poder comprar um carro com traseira fechada para poder “adaptar um sanitário portátil” e poder me sentir mais livre…pois com essa doença inflamatória do intestino me restrinjo a lugares que tenham banheiros e de preferencia “limpos”…ou seja: a melhor escolha é se aprisionar em casa mesmo…
    Será que seria possível que eu relatando essa minha dificuldade (não tenho intestino grosso mais) eu possa conseguir o direito de poder comprar um carro que eu posso adaptá-lo a isso? Já peguei doença chata por usar vaso público! Estou enlouquecendo!
    Obrigada

  16. Joao Amaral Castro escreveu:

    A minha esposa teve um canser de mama, e uma trobose na jugular,ela e abilitada,ela teria a inseçoes , ja procurei saber bom ela nao quer renovar a carteira e como esposo dela poderia adiquirilo

  17. mariahelena escreveu:

    Sou deficiente fisíco,tenho tetraparesia nos membros superiores e inferiores, minha 1a cirurgia da coluna cervical foi em outubro de 2005 só que não consigo comprar um carro, oque devo fazer ,quais documentos preciso.

  18. jose benedito da silva escreveu:

    ola bom dia. goataria de saber como devo faser para fazer um consocio para adquirir um carro adpitado pos sou deficiente fisico menbros inferiores como nao posso compra avista quero saber se exsiste consocio.abraço

Quer realizar um comentário?

*





RSS RSS (comentáos)