Pastilhas de freio – quando trocar?

Vote nessa matéria: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas

     





Em geral, cada pastilha de freio dura cerca de 30 mil km, em condições normais de uso. É bom verificar seu estado a cada 5 mil km, inclusive para verificar se não existem outros defeitos no sistema de frenagem.

No entanto, normalmente, toda pastilha “avisa” quando é hora de trocá-la. Isso ocorre porque as pastilhas têm um indicador de desgaste, uma pecinha metálica que, quando a pastilha estiver muito baixa, vai esbarrar no disco de freio e produzir aquele famoso chiado.

Após trocar sua pastilha de freio, só tome o cuidado de evitar freadas bruscas nos primeiros 300km, pois a mesma ainda estará assentando.


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Comentários

  1. Cristina Tanigaki escreveu:

    Meu Citroen C3 esta passando pela revisão de 1 ano , 10.000 KM . Estou indignada pois o carro é novinho e a concessionaria me avisou que a pastilha de freio esta desgastada necessitando de troca . Alegam que é uma peça de desgaste natural . Acho um absurdo pois eu moro a 5 minutos do meu local de trabalho então não é porque eu rodo demais com o carro . Conversei com os consultores de duas concessionarias em Belo Horizonte , e os 2 me deram o seguinte argumento : a pastilha de ferio do C3 1.4 realmente dura de 12 a 14 meses , dependendo da utilização . Penso que , se a Citroen já de antemão admite que a pastilha de freio do C3 1.4 deve ser trocada na primeira revisão , então deveria estar incluida no KIT de manutenção programada do C3 .. Estou me sentido lesada , pois a gente opta por adquirir um carro zero para diminuir os custos e toda revisão é o mesmo drama ..
    att
    Cristina

  2. Sabrina Braga escreveu:

    Oi Cristina, o mesmo aconteceu comigo, também tenho um C3.
    A Revisão é cara (20.000 km) e não inclui quase nada. Então para não perder a garantia, fiz a revisão na concessionária e o preço para troca das pastilhas era de mais de 350 reais (só as dianteiras). Em um mecânico de confiança a troca sai por menos de 80 reais!

  3. marco paranagua escreveu:

    Realmente é uma falta de respeito com o cosumidor, que valoriza uma marca de veiculo e simplismente não é respeitado. Sera que no pais de origem do c3 eles tratão o cliente dessa maneira só visando o lucro?

  4. senhores alguén pode me dizer sobre kia sorento tenho um com 25 mil km rodados e ja tive que fazer por 2 vezes a troca das pastilhas e do disco de freio…
    estou muito…
    espantado por que ando muito pouco e ate o momento ja fiz 2 trocas…

  5. De fato a Citroen engambela o consumidor dolosamente.
    Na Revisão dos 20.000 Km, que não inclui quase nada, as pastilhas e o disco de freio do C3 1,4 estavam destruídos. Orçamento: mais de $1.000,00. Um assalto. O “engraçado” é que na Revisão dos 10.000 Km os itens estavam perfeitos, ou seja, em 10.000 Km houve total deterioração das peças?
    Carro de péssima qualidade.

  6. Thiago Santos escreveu:

    É realmente quando vamos comprar um carro zero visamos menos problemas com manutenção, mais na realidade não é o que ocorre fazemos as revisões no prazo estipulado e nunca tem problema, no meu caso eu fiza revisão de 20.000km não deu nada no carro ai rodei mais 4.000 e começou os problemas marcado do relogio desligou, tenho que trocar a bateria, a bieleta e as pastilhasde freio, meu carro só tem 1 ano e quatro messes ficou orçado em R$ 1280,00 , cade essa garantia serve para que estou indiguinado e vou entrar com uma ação contra a Autorizada.

  7. sergio reinaldo de andrade escreveu:

    tenho um c3 tambem na revisão dos 10.000 alem de cara só troca o trivial, óleo e acho que nada mais, mas a dos 20.000, tudo acaba principalmente as pastilhas, quetione e a consultora acha que me convenceu, dizendo que isso é normal no carro, infelizmente as outras marcas só se troca aos 30.000 ou mais

  8. a verdade e que a população se deixar enganar pelas autorizadas a revisão de 10.000 e apenas troca de oleo filtro uma boa lavagem, e na de 20.000 tudo se acaba e nada e trocado como cabo de vela,vela,correia e outros por isso faço minha revisão e a garantia sempre tem uma desculpa de desgaste prematuro.

  9. tenho um Ford/Fiesta Flex,vou fazer a 3 revisão,e me falarão q vou ter q trocar as pastilhas,o carro não tem 5,000 km rodado,é certo isso?quanto tempo durão as pastilhas?

  10. Tenho um ronda city com 18.000km começou a fazer barulho nas rodas levei a concessionária e me disseram que eu teria que trocar a pastilha, tive que desembolsar R$450,00 é brincadeira, agora deixo a pergunta era necessário a troca.

Quer realizar um comentário?





RSS RSS (comentáos)