Espelhamento de pintura em carro semi-novo? Cuidado!

Vote nessa matéria: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas

     





Um leitor do CarroBonito.com, dono de um carro esportivo de preço elevado nos relatou uma história no mínimo curiosa. Ele levou seu carro ao lavacar de um shopping center onde, após a lavagem, lhe recomendaram um espelhamento de pintura que, aliás, poderia ser feito no mesmo estabelecimento.

Detalhe que o carro dele é ano 2007 e não tem nem dois anos de uso. Tudo bem, tem alguns risquinhos, coisa natural de carro já usado mas, segundo ele, nada que comprometa.

Nós recomendaríamos cuidado com tais estabelecimentos. A pintura, com a ação do sol e de agente poluentes vai perdendo o brilho com o tempo, coisa natural. Mas espelhamento, normalmente, é uma técnica similar ao polimento, onde a lataria é lixada. A diferença é que é aplicada uma cera especial para dar brilho nessa etapa. Ou seja, é necessário lixar a pintura para retirar a camada de tinta “estragada” que está no topo, na maioria dos casos.

Note-se que algumas oficinas já realizam espelhamento sem lixar a pintura, especialmente em veiculos mais novos. Neste caso, a pintura não é desgastada e o processo não gera quaisquer problemas. Só que, neste caso, é difícil o processo fazer muita diferença. O mais recomendado é fazer isso quando você tiver feito algum retoque na lataria, depois de alguma batida.

No caso do espelhamento com polimento, claro que o desgaste é inevitável após vários deles. A cada vez que o processo é repetido, você chega cada vez mais perto da lataria. E se a pintura começar a apresentar uma camada esbranquiçada, pode saber: você atingiu a pintura básica do carro e aí a solução é partir para a repintura do veículo.

Portanto, tome cuidado com quem recomenda um espelhamento, cristalização ou polimento de seu carro. Tenha em mente o desgaste e desconfie principalmente se o veículo for novo. Em geral, um carro com menos de 5 anos de uso não tem motivo para passar por tal processo, a menos que tenha muitos riscos superficiais ou tenha batido e necessitado de repintura em algum lugar. Dificilmente um carro com essa idade vai apresentar uma perda de brilho que compense um espelhamento.


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Comentários

  1. vc com esse comentario mostrou no minimo desconhecimento de forma alguma é “nescessario” lixar a pintura ,existem produtos a base d`agua que nao
    agridem o verniz e resultam em otimo acabamento.

  2. Onde você leu “nescessario” Hilton? E nos diga quais são esses produtos.

    Também desconheço qualquer tipo de processo de espelhamento que não seja similar ao polimento. São processos importantes, mas não dá para sair fazendo a cada risquinho que aparece.

  3. Diego Wieloch escreveu:

    Segundo um engenheiro químico de uma autorizada, o espelhamento consiste de um conjunto de processos cuja função é retirar riscos superficiais(estes localizados apenas na camada de verniz) renovando à pintura e oferecendo uma proteção por um determinado período. Certo de que o mesmo é indicado em intervalos de 6 meses, e de modo que as etapas desse processo varia da conservação da pintura de cada veículo. Ex: alguns veículos necessitam do processo completo desde o lixamento, polimento, lustro até a fase das ceras de proteção; outros por serem novos e a camada de verniz estando homogênia necessitam apenas da cera de proteção. Quanto ao desgaste da pintura acredito que seja relativo, se utilizasse de abrasivos constantemente, obviamente haveria um desgaste prematuro, mas se utilizar desse processo e dar um manutenção periodicamente com ceras de proteção é claro que o espelhamento se fixará por muito mais tempo. E para finalizar, o espelhamento não possui efetividade em todos os riscos, somente áqueles que ainda não atingiram a camada da pintura, apenas a do verniz.

  4. Diego, suas informações estão corretíssimas.

    A única coisa que discuto é a necessidade de espelhamento em carro que sequer precisa do lixamento. Geralmente a pintura está tão nova que isso não chega a fazer sentido. Mas é possível sim fazer do jeito que você falou.

  5. Primeiro, parabéns pelo blog! Muito legal.

    Sobre o post, tenho uma dúvida: Meu carro começou a perder o brilho no capô, apresentando uma leve camada esbranquiçada. Um mecânico falou que devo fazer polimento. O carro é de 2004, e normalmente vive estacionado no sol… Nesse caso, o polimento é realmente o mais recomendado?

    Dica: Existe um plugin no WP para os leitores acompanharem os comentários dos post. Abraço!

  6. Vinicius, leve o carro em um latoeiro (ou martelinho de ouro) de sua confiança. É estranho um carro com menos de 6 anos de uso esbranquiçar assim, mas se isso aconteceu não é bom sinal não. Sem ver fotos fica difícil dizer, mas é provável que o capô precise ser repintado.

  7. Olá, quanto a questão do espelhamento em carros mais novos, o processo de embelazamento automotivo possui várias etapas, cada qual com a sua agressividade, no espelhamento os produto e boinas utilizados são menos agressivas quanto a etapa de polimento, o profissional deve fazer uma avaliação da pintura para verificar quanto possui “riscos e micro riscos” para usar os produtos adequados para cada veículo, o espelhamento realça drasticamento o brilho do automóvel, principalmente em cores escuras, quanto a manutenção com cera na pintura é recomendado uma vez por mês para manter a proteção, a cera automotiva é como um protetor solar para nós. Quanto a produtos deem uma olhada na marca Meguiars e Malco, são na minha opinião ótimos produtos

  8. espelhenkar escreveu:

    galera faço espelhamento a dois meses e como todo aprendiz eu gostaria de saber se realmente e verdade que so deve lixar os carros que ja foram repintado aqueles em qual a pintura nao e original.obrigado

  9. Então é assim faço polimento e cristalização nas horas vagas faço porque gosto de ver o carro brilhando, mais nem todo carro precisa lixar para espelhar ou polir como fiz no gol nem todas as partes foram lixadas, gastei uma lixa só o restante foi só produto da 3m e o resto é máquimna mesmo, cuidado para não levar o carro em qualquer lugar para não ser lixado toda vez que for polir, já pensou polir o carro todo ano como ele vai ficar daqui cinco anos, sendo que o pessoal vai lixar com frequência quando for fazer o serviço .

  10. jose ribamar escreveu:

    olá colegas, parabens por doarem seus conhecimentos as diversas duvidas que surgem as pessoas em geral, pois bem quero perguntar eu bati o carro e deixei para a seguradora trocar as peças, uma lateral esquerdo, acontece que o carro ficou 33 dias no reparo já peguei do conserto, só que descobri um problema quase todo o carro exceto o capô e as laterais vinheram sem aquele liso sem a cristalização uma vez que meu prisma e um cinza blut metálico o que eles da oficina tem que fazer corretamente. Agradeço pela atenção fiquem com deus

  11. cheverton escreveu:

    Ola cologas deixe eu esplicar algumas coisas sobre sobre espelhamento e cristalização.No precesso de cirstalização o carro é polido com massa de polimento a base de agua, depois passado um composto lusatrados, apos passado composto lustrador passace um cera plus da 3m depois autobrilho e por ultimo uma cera para cristalização normalmente se usa past wax 3m. No processo de espelhamento a pintura do carro é lixada com uma lixa 2000 ou 1200 tirando uma camada do verniz chamada de casca de laranja que deixa a pintura do carro com aspecto de uma casca de laranja mesmo retirando essa camada do verniz ela fica sem brilho ai vc começa polindo o carro com massa de polir numro 1 ,passa composto lustrador,cera plus,auto brilho e por ultimo passace a cera cristalizadora past wax. normalmente vendese cristalização como espelhamento uma coisa ñ tem nada a ver com a outra cudado !!!! atenciosamente RCMARTELINHODEOURO@GMAIL.COM

  12. cheverton escreveu:

    CRISTALIZAÇÃO E ESPELHAMENTO duram 6 meses ou 20 lavagens

  13. cheverton escreveu:

    @cheverton
    Jose na certa seu carro foi feito um retoque na lataria quando se faz um reparo de pintura no carro ele tem que ser lixado apos a aplicação do verniz para dar brihlo , na certa seu carro não foi reparado no capo por isso o aspecto dele não esta liso como vc disse .é facil de rsolver isso é so vc mandar lixar o capo com lixa 2000 e depois polir com massa de polimento numero 1.Qualquer duvida pegunte RCmartelinhodeouro@gmail.com

  14. amigo comentario infeliz procure se informa mais sobre produtos e tecnicas novas de cristalizacoes pois nem sempre e preciso lixar o veiculo cuidado com falços profissionais!!

  15. tu ta locooo, 5 anos pra fazer um espelhamento num carro!!

    hj em dia com os produtos da meguiar’s é raro tem q lixar um carro, somente em caso de pulverização, e pra isso ainda tem lixas especias q não agride o verniz!

    qualquer duvida

    rena@net11.com.br

  16. Luiz Alberto Ignacio escreveu:

    Meu carro ficou exposto ao lado de uma obra que estava sendo reformada.
    O pintor estava utilizando verniz incolor ou seladora, na madeira e na parte interna das telhas. A lataria e os vidros ficaram todos borrifados pela resina. Apesar do pintor alegar que a seladora/ verniz seja a base de agua, a mesma não saiu com lavagem e polimento. No posto me indicaram fazer espelhamento 3M. Mas tenho receio, pois o carro é seminovo, Dez 2008. Por favor, solicito ajuda. Será melhor deixá-lo assim mesmo, e com as lavagens normais sairá a resina? Ou o espelhamento é seguro? Agradeço antecipadamente. Luiz

  17. olá a todos espelhamento e cristalização diferenciam uma das outras, agora depende muito do zelo do proprietario com seu veiculo, pois é muito importante fazer esse serviço em local apropriado com técnicos especializados para não ser enganado eu indico sim um polimento técnico 3m fiz e ficou maravilhoso agora para carro zero km vc ira lixar me poupe heinnnn rsrsrsrsrs. tolerancia zero a vcs…….

  18. Carla de Azevedo escreveu:

    É Marco parece que vc não sabe cuidar bem de um carro!!!!!!!!!! carro é como um filho !!!!!!!!!!! Vc deveria amá-lo a todo custo e gastar o quanto fosse necessário para ver ele bem.
    Típico de homem que não entende nada de carros e nunca dirigiu um carrão mesmo!!!!!!!!!!!!

  19. Carla de Azevedo escreveu:

    Eu faço espelhamento 2 vezes ao ano e meu carro sempre volta lindo, como se fosse novo. No outro ano eu troco de carro e compro um zero novamente. Espelhamento não é só para deixar a pintura mais bonita, ele protege seu carro contra os raios solares, fezes de pombos e plantas que possam manchar seu carro. Já a vitrificação dura 3 anos é bem mais forte que o espelhamento e a cristalização pois ela forma uma película bem fina de vidro em seu carro protegendo-o de qualquer risco. Porém só vale a pena se vc for ficar mais tempo com o carro.Essa tecnologia foi um sucesso no Japão!!!!!!!!!!!!

  20. Fiz um espelhamento no meu carro, no qual o mesmo só tem dois anos de uso, bem, no termino no espelahamento ao chegar em casa percebi que ficou a marca da bolha na ppintura o que devo fazer? e com relação a essas marcas da bolha eu acho que vai ter que aplicar mais produtos para tirala, isso pode danificar mais a pintura?

  21. edson jose lopes da silva escreveu:

    UMAS DICAS AO FAZER ESPELHAMENTO , OU CRISTALIZAÇAO NA HORA QUE ESTIVER POLINDO NAO POLIR O CAPO COM O MOTOR QUENTE NA TROCA DE BOINA PARA OUTRA BATER AR NAS BORRACHAS E NO VEICULO INTEIRO UZAR BASTANTE LUSES SE FOR O CASO UMA LAMPADA QUE SIMULE O SOL PARA VC PODER VER BEM ONDE TA FICANDO NEVUA … COM TODO ESTE APARATO VC VAI TER SUCESO

  22. edson jose lopes da silva escreveu:

    CARO AMIGO , EU PARTICULARMENTE DESCORDO COM SUA TEZE . O CARRO NOVO É IGUAL A NOSSA PELE SE FORMOS A PRAIA E NAUM PASSARMOS PROTETOR NOSSA PELE FICA TODA DETONADA , ISSO É IGUAL A LATARIA DO VEICULO SE NOS NAO PASSARMOS NENHUM TIPO DE CERA PARA PROTEJER A LATARIA DO VEICULO COM O TEMPO COMESSA A SOLTAR TODO VERNIS E QUEIMAR A LATARIA PRINCIPALMENTE , O TETO E CAPO , ONDE O SOL ATINGE DIRETO POR ISSO E RECOMENDADO FAZER ESPELHAMENTO EM CARROS ESCURO E CRISTALIZAÇAO EM CARROS CLAROS QUANDO O CARRO FOR ZERO KL , E ESTA COM AQUELES RISQUINHO DE LAVAGEM PODE ENTRAR DIRETO , COM A BOINA DE ESPUMA E COM LUSTRADOR , E DEPOPIS COM A CERA ISSO E PROTESSAO …

  23. wildnes wobeto escreveu:
  24. andre luiz fernandes escreveu:

    muito boa essa matéria, me ajudou muito, acabei de tirar um carro zero da concessionária e o vendedor estava quase me convencendo a fazer o espelhamento.

    Obrigado

  25. andre luiz fernandes escreveu:

    Porra, agora fiquei confuso, lendo todos esses comentários, tirei um fiesta preto zero km devo ou não devo, polir, espelhar o vitrificar????

    aguardo comentários

    obrigado

  26. Muito bom seu blog… mas, agora… continuo na dúvida. Tenho um Sandero 2009/2010, cor Azul Crepusculo, não tem nem um ano de uso ainda, tem alguns/poucos risquinhos superficiais, normalmente após as lavações ficam marcas d´agua mesmo secando logo em seguida. o que devo fazer, devo fazer um ESPELHAMENTO ou não ? recentemente fui numa lavação que faz espelhamento, e o cara me informou que não tem perigo/problemas em fazer espelhamento, que no caso de carros novos não é feita a etapa do lixamento, apenas as aplicações de produtos para proteção (sem lixar)…

    isso procede ? fico com medo de fazer um espelhamento e depois a pintura perder brilho com o tempo e isso influenciar quem sabe até na garantia do veiculo, visto que a Renault dá garantia de 6 anos na funilaria…

    agradeço quem puder me orientar.

    t+.

  27. Pessoal,
    Boa tarde.

    Resumindo tudo é o seguinte.

    Qualquer processo, seja espelhamento=cristalização ou vitrificação você terá de realizar os processos abaixo:

    1 – Lavagem;
    2 – Secagem;
    3 – Avaliação da pintura;
    4 – Mascaramento;
    5- Polimento com boina macia (Dependendo do ano, cor e estado da pintura a boina pode variar entre macia-amarela, agressiva-roxa ou branca);
    6 – Nova lavagem;
    7 – Secagem;
    8 – Lustre – é realizado com boina de espuma com lustradores, processo para retirar os hologramas e “puxar” mais o brilho;
    9 – Acabamento – aqui é definido o tipo de produto que você quer, exemplo: Cristalização: Produto=carnauba (mothers é a melhor) Expelhamento: Produto=abrilhantador

    Só é necessário lixar o carro em casos extremos, o que decidirá a necessidade é o estado da pintura, mas só em último caso mesmo.

    E ponto, quaisquer coisas ditas diferente disso esquece!

  28. boa tarde, meu carro se encontra em uma oficina para fazer uma pintura total, a pintura é bicomponente a base de verniz, o carro já foi pintado e invernizado.só que lixaram o carro todo para polir tirando assim o verniz por favor isto é certo me de uma luz obridado.

    Sergio

  29. oi meus amigos tenho uma loja de estetica automotiva a 12 anos e sou formado em varios cursos da aria autotomotiva tais como espelhamento revitalizaçao e polimento tecnico e tambem higienizaçao tais como hidrataçâode bancos de couro e lavagens de todo o interior do veiculo todos feito no senai e tambem em sp..vamos la a revitalizaçao de pintura e imdispensavel para qualquer veiculo seja zero km ou usado a revitalizaçao sâo usado seis produtos ,trabalho aqui somente com os iportados da 3m sâo eles a pasta agresiva o composto pulidor premiu finese liquido lustrador auto brilho cera protetora pluse a pasta wax estes produtos da um brilho mavilhoso e forma uma pelicula de proteção contra seiva de arvore coco d passaros sereno chuva açida maresias e outros e dura por 12 meses faço e dou certificado de garantia e nao tem aquelas famosas marcas de boina conheçida tambem como hologramas servisi 100% para vc nao fazer a revitalizaçao de novo basta apenas fazer uma manutençao da pintura a cada 6 meses ai vc fica com o seu veico 50 anos todo original te garanto o espelhamento so faço em dois caso quando o veiculo e zero e vem com a pintura grossoa igual chaprisco de muro e o dono nao gosta ai sim faço o lixamento com as lixas 1200 1500 2000 2500 3000 os produtos sao os mesmos so aumenta 1 e fica um espetaculo ou entao quando a pintura esta muita desgastada no caso do usado ai e o serviço ideau sou um profissional da aria e amo meu trabalho faço seu carro como se fosse o meu ..estes proçessos sâo justamente para proteçâo da pintura o certo e cuidar quando esta novo e nao depois que ja estragou todo faço aqui em carros zero km e tambem pego carros aqui com menos de um ano ja com a pintura cumida por coco de pssaros e seiva de arvore e ai nao sai mais so com o retoque ai o carro sofre uma desvalorizaçâo pois deixa de ser original e difiçimente bate a tonalidade da tinta sem contar que se nao for feito com produtos de boua qualidade nao dura nada pois tambem sou profissional em repintura entendo pra carnba da aria mais detalhes podem me ligar aqui na loja 31 38354182 e 31 85544263 sou espeçializado em cores escuras como preto e outras faço e serviço sem qual quer detalhe te garanto espero ter ajudado vcs ok qual quer duvida pode me mandar no email ..mhcristalizacao@ymail.com ……..fui…

  30. boa tarde! quero dizer para o sergio que é comum lixar o carro após a repintura do mesmo. motivo: as demãos de verniz podem sair mais grossas e contaminadas com ciscos já que são pintadas por mãos humanas.

  31. ola trabalho com polimentos e espelhamentos de

    veiculos limpeza interna etc… li muitos comentarios muitos com sentido mas muitos sem comentarios
    Faço espelhamento em carro 0 km para uma agencia da chevrolet o carro mal chega e ja c faz espelhamento o sistema que uso no polimento não lixo o unico problema é que fica marcas de boina só lixo quando o veiculo è repintado no espelhamento è o mesmo processo porem sò trabalho com
    3M e não fica marcas de boina.
    Até o momento não vi nenhum tipo de carro que não a nessecidade de fazer espelhamento entendo por espelhamento uma estética uma proteção contra raios uv coco de passarinho seivas de arvore chuva ascida etc…
    espero que meu comentário tamben ajudea a esclarecer duvidas
    sem mais obrigado

  32. sou polidor a tempos nao e nessessario lixar o carro todo em cima de riscos profundos e nem sempre tem produtos que retiram os risco sem licha

  33. bom sou uma polidora,nao a nessecidade de lixa a superficie da pintura,so e nessessario o lixamento quando pintado .. bom tambem depende do estado da pintura se estever riscos profundo ai sim e o casso de lixa.Ja o coco de passarinho e fatal.bom pra isso nao calsar danos al seu veiculo,basta remover o ecesso com um pano unido…..

  34. Galer, faço espelhamento de pintura a anos, e esta tecnica e uma marca registrada em cartorio da 3M do Brasil, pra ter idea entrego ate certificado contra queda de brilho. Agora, tem que analizar caso a caso, se for ve´´iculos novos nao ha nescessidade de lixamento, apenas aplicar a pasta prtetora.

  35. Olá pessoal!
    Estou iniciando na sede da Rede Classic em Moema o sistema de lava a seco e Espelhamento.
    Convido a todos a uma visita e conhecerem a proposta.
    Obs. Uso produtos da Sonax. alguém aí conhece?

  36. Pessoal tenho um siena preto com 7 meses de uso. Fiz espelhamento só que na segunda lavada percebi que a pintura esta áspera alguém pode me dizer o porquê e como corrijo.

  37. LoboSolitário escreveu:

    Olha só pessoal, trabalhei nessa área bastante tempo e sei muito bem que isso tudo é bobagem, esse negócio de espelhamento, cristalização, polimento em carro novo ou semi-novo isso só vai f… a pintura do seu carro. Tudo isso não dura mais do que três lavadas, na 3º lavada vc ja percebe que o brilho ja não é o mesmo, daí meus caros, ja era a pintura de seu carro, nunca mais será a mesma.
    Aconselho sim, um polimento com massa e cera apenas isso, e quando for uma pintura de um carro com mais de 2 anos de uso que esteja queimada por ter ficado muito tempo exposto ao sol, ou com sujeiras fixadas.
    O que se deve fazer quando comprar um carro é cuidar, dixando-o sempre em garagens cobertas e lavando apenas com água ou shampoo neutro quando estiver muito sujo, isso sim mantenho o seu carro lindo por bastante tempo. O resto é bla!bla!bla! bla!bla!bla! bla!bla!bla!.

  38. Eu Cristalizei meu Uno (Azul Gurundi) e ficou muito bacana!
    O processo é o seguinte: Quando tirei meu carro da concessionaria concessionaria eles me disseram que o processo não remove nenhuma camada da pintura do carro (coisa de microns, somente o verniz é removido(carro novo)e é por isso que saem os riscos superficiais, vc pode notar que na segunda vez que vai cristalizar a maioria dos riscos não saem e duram por 06 meses mais ou menos.
    A vantagem deste processo é para quem tem que deixar o carro exposto ao sol por mais de 8 horas diárias, pois a cristalização protege contra os raios utra-violetas, pois neste processo contém mistura de teflon e carnauba, para promover o brilho e proteção da pintura.

  39. Opá, Meu celta(vermelho) ja teve o para choque traseiro pintado e acabou ficando mais escuro, é possivel igualar a cor???
    abrasss

  40. Lucas Araujo escreveu:

    Srs. Bom dia .
    Queria explicações ; Em minha cidade oferem proteção de pintura dentro das consecionarias . Uma empresa possui promotoras de vendas e as consecionarias são coniventes . Acredito depois de çer a maioria dos questionamentos deste blog que este serviço e totalmente improprio . Será que um carro zero que sai da concecionaria precisa de proteção de pintura ? É tão boa que no fofleto de recomendações afirmam que não protege de fezes de passaros .
    Obrigado .
    Lucas

  41. everton franklin escreveu:

    @andre luiz fernandes
    eu faço polimento e espelhamento a 10 anos e sou pintor de veiculos
    no caso dos carros 0km o mais certo seria mantelo na cera pelo menos por uns 6 meses depois aviliar se precisa de espelhamento ou naum
    pois o carro zero antes de ser entregue ao cliente e passado uma massa abrasiva e passado uma cera plus 3m com boina de espuma como a pintura e nova o brilho e intenso o que naum mudaria muito apos polimento e espelhamento a questao da proteçao apenas a cera tem pricipio ativo contra raios solaris os outros produtos usados nos processos naum eles dao o lustre e brilho a cera da a proteçao tanto que se vc fazer o espelhamento e naum encerar pelo menos uma vez por mes a pintura perde o brilho muito mais rapido do que se estivesse encerado na minha opiniao seria perda de dinheiro espelhar um carro 0 km no momento que vc tira ele da loja manter na cera wax e mais barato e resolve depois de uns 6 meses aih sim pode se fazer uma avaliaçao se precisa ou naum e isso dependera da honestidade do profissional abraços deixo bem claro que essa e minha opiniao !! uma dica muito boa e naum custa muito encere seu carro a cada 15 dias ou toda semana e vc vai ter uma pintura protegida e sempre brilhando valeu abraços!!!

  42. esse cara falou muita besteira. desde quando a conservação do carro tem haver com tempo de uso. cada caso é um caso. se ele não sabe, até pintura queimada tem solução com polimento. lixa tem vários graus de abrasividade. leigo é assim mesmo. cara pão duro sempre está insatisfeito. aposto que até “pexinxou”.

  43. Alexandre humberto escreveu:

    Boa tarde! Nao precisa fazer nada disso! Existe um produto bastante conhecido no mercado que é SELANTE SINTÉTICO da marca MEGUIAR’S esse produto ele é basicamente uma “cera” passa-se a mao!remove risquinhos esconde manchas e tals…lavado o carro,cecar o mesmo e aplicar esse produto ele tira manchas d’agua e sela o carro contra sol ,cria uma “pelicula” protegendo de quaiquer sujeira!alem de quando ouver chuva o carro fik todo espirrad de barro…é só jogar agua e passar a mao ta limpo!e a agua nao para na superficie!excelnte produto é barato custa em torno de 80 reais…500ml facil aplicação muito facil seu lustre e dááá um maravilhoso brilho na pintura!dura 6meses na pintura sempre lembrando 6 meses lavando o carro com shampoo car!lavando com detergente e sabao nao dura uma lavada ;D

  44. Alexandre humberto escreveu:

    Boa tarde! Quanto a MASSA DE VIDRO descordo totalmente!ela é barata,faz o serviço realmente! Só que ela abre os poros do verniz fazendo o ficar mais fragil ao sol! FIKDIK

  45. tenho um monza 95 com a pintura original de fabrica e tem um pequeno queimado de sol no teto queria saber se é posivel fazer um polimento sem lixar pois tenho medo que danifique a pintura original e qual produto devo usar desde ja agradeço.

  46. discordo do seu comentário!,hoje no mercado existem massas excelentes de primeira linha que muitas vezes despensa o lixamento ,claro se a peça não for pintada existe ate pasta abrasivas remover névoas de tinta e poeira do tempo, quem conhece esse material sabe que ele faz 80% o trabalho da lixa (agora se seu polidor trabalha com material de terceira ou se vc e daqueles que todo polimento pede pro polidor passa lixa nova ai entendo que vc nao entende e de nada kkkk)

Quer realizar um comentário?





RSS RSS (comentáos)