Leilões de carros – Comprar carro em leilão vale a pena?

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas (2 votos, média: 3,50 de 10)

     





Muita gente pergunta se vale a pena comprar carros em leilão. A pergunta procede, uma vez que estes veículos “indesejados” foram acabar nessa situação devido a algum problema sério. Na melhor das hipóteses, o carro foi tomado através de mandado de busca e apreensão, por ordem de sua financeira. Na pior das hipóteses, você pode comprar um carro que parece estar limpo e, na verdade, está cheio de dívidas ou tem algum problema mecânico grave.

Mesmo assim, o preço é, muitas vezes, vantajoso. Embora, na maioria das vezes, o carro deva ser pago à vista, o desconto costuma ser grande, com preços abaixo dos praticados pelo mercado. Mas o consumidor deve ficar atento, pois nem sempre isso acontece. E é bom sempre apostar que o carro tem algum problema que precisa ser consertado, já que o carro não pode ser testado.

Para resumir, vamos postar algumas vantagens e desvantagens de comprar carros em leilão.

Vantagens

  • preço: muitas vezes o preço do carro está muito abaixo do praticado no mercado. Se isso não acontecer, não vale a pena.
  • estado de conservação: se o carro é novo, com pouca quilometragem, e foi tomado através de mandado de busca e apreensão, o dono normalmente não queria se desfazer do carro. Neste caso, é possível encontrar carros em estado de conservação superior ao da média encontrada no mercado. Note que para carros mais antigos, o que normalmente se encontra num leilão é a situação inversa.

Desvantagens

  • não há garantia: o carro não tem quaisquer garantias. Garantia de caixa e motor? Esqueça. Garantia contra multas, IPVA atrasado, etc? Esqueça também. O carro vem no estado em que se encontra e qualquer problema fica por sua responsabilidade.
  • não se pode testar o carro: um agravante à falta de garantia. Você não pode andar com o carro, nem mesmo dar a partida. E, se o carro não pegar, além do problema ser seu para arrumar, você vai ter que dar um jeito de tirá-lo do pátio do leiloeiro para não consistir em desistência.
  • dificuldade para revenda: a oferta e leilão e possíveis bloqueios judiciais aparecem no histórico do carro. E isso vai ser visto pelo futuro comprador.
  • falta de documentação: carros com GNV irregular e importados sem a 4ª via da Guia de Importação são comuns. Pode dar trabalho para regularizar.

Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Comentários

  1. Carro em leilão tem que tomar cuidado. Apesar do desconto, lembre-se que veio de uma pessoa que: não pagou as prestações, também não fez a manutenção correta do carro, sabia que seria tomado e teve o cuidado de “esmerilhá-lo” o quanto puder, mesmo sendo carro novo. Na maioria das vezes, tem tanto defeito que sai mais caro que um comprado de particular.

    • Marcos, esse é justamente um ponto que reforçamos aqui no Carro Bonito. Quem for particular deve já colocar na conta problemas sérios, como ter de fazer motor e trocar caixa de marchas, para definir o preço máximo que vai pagar. Qualquer coisa acima disso é correr muito risco.

  2. as dividas são zeradas, com certeza, o veiculo vem limpo, e o real problema é não saber exatametne quando vc vai pegar o veiculo, e a garantia que não existe

  3. ana lidia martins escreveu:

    gostaria de saber se para venda ele vale o valor de mercado??????

    • Geralmente o pessoal pega pelo mesmo preço, mas várias lojas de carros (e todas as concessionárias, pelo que sei) se recusam a vender carros provenientes de leilão.

  4. gilberto escreveu:

    quero comprar um carro que foi do estado de minas gerais vale a pena?

  5. Fernando Lira escreveu:

    Eu soube q se eu adquirir um veiculo de leilão, as dívidas são zeradas, e q também eu não pagaria mais o ipva… com isso ficaria impedido de andar com ele…..essa informação procede???? pois sendo assim, não vejo não vejo nenhuma vantagem em comprar um carro barato e não poder andar com o mesmo…..
    att:. Fernando

  6. geraldo escreveu:

    comprei um carro no palacio dos leiloes fui tranfirir o carro nao tranferi o carro tem o chassi cortado tem mais de um ano nao recebo meu dinheiro de vouta

  7. Robson escreveu:

    Comprei um Gol no leilão (na época o carro tinha 2 anos de uso), o carro estava muito rodado 100.000KM, além de estar todo encardido por dentro, com os estofamentos sujos, cheios de graxa e fedendo a cachorro molhado (não dava pra ver, pois a porta fica trancada, e tinha film muito escuro). Estou com ele a 7 anos, toda vez que tentei me desfazer, não consegui, pois no histórico do carro está que ele foi ofertado em leilão e as pessoas não querem carro de leilão. Em geral esses carros vem de outro estado, com isso as letras iniciais da placa mudam, e quem entende um pouco de carro logo saca que veio de muito longe,e mata na hora que é de leilão. Uma outra coisa, tentei fazer o seguro, e não consegui pelo carro ser de leilão. Ah,vale a pena prestar muito atenção no preço, pois como o pagamento é feito a vista, as vezes um carro de leilão sai pelo mesmo valor de um carro de mercado com bom desconto. Vendi o carro muito abaixo do valor de mercado a pouco tempo.Não indico a ninguém, e nesse caso digo que o barato sai muito caro.

  8. TIAGO MESSIAS escreveu:

    eu queria saber se todos os carros saem com histórico de leilão….!!!
    w ae o carro estivrt rm bom estado tera seu valor proximo do de mercado????????????

  9. eu queria saber se todos os carros saem com histórico de leilão….!!!
    w ae o carro estivrt rm bom estado tera seu valor proximo do de mercado????????????

  10. Geraldo escreveu:

    eu ja comprei varios carros e 2 motos em leilao e todos os comentarios aqui procedem as vezes o barato sai caro eu mesmo ja tive prejuizos mas tambem ja tive lucro porem om lucro que nao compensa e respondendo a pergunta acima saem sim todos os carros ficam com historico de que ja passaram por leilao e os salvados corros batidos e arrumados de seguradoras tambem ficam com historico de sinistrados.esperao ter ajudado alguem a ter muito cuidado ao adquiris um carro de leilao.

  11. Queria saber sobre os carros recuperados de Financiamento:

    O carnê de prestações do antigo dono passaram a pertencer ao arrematante??? ou o carro vem livre de qualquer despesa para com a financeira? Essa é minha duvida.

  12. EM 02/2008, COMPREI UM VEICULO EM UM LEILAO EM CONTAGEM, CARRO RETOMADO DE FINANCIAMENTO, POR UM BANCO, POR FALTA DE PAGAMENTO.CUIDADO, HOJE 22/03/2011, AINDA ESTOU SEM RECEBER A DOCUMENTACAO, PARA A TRANSFERENCIA.ESTOU COM PROCESSO NA JUSATICA.UM ABRAÇO

  13. alguem de teresopolis escreveu:

    estou numa situação bem parecida do ultimo depoimento comprei um veiculo no leilão e já se passaram 5 meses e não consigo pegar os documentos estou ciente dos meus deveres frente ao contrato de arrematante pois a todas as exigencias por mim foram compridas mais não estou logrando exito por parte do detran que se quer dar uma posição de quando irá sair os documentos. vai a minha pergunta sera que só temos deveres a comprir frente ao estado? porque quando depende deles o pouco caso é tão grande , de deixar qualquer um indignado.gostaria de saber se posso entrar na justiça para rever meus documentos.

  14. gilson escreveu:

    QUERO REPASSAR P/OS FUTUROS ARREMATANTES DE VEÍCULO LEILÕES; QUE O VEÍCULO, COMPRADO EM 02/2008, FOI NO PALACIO DOS LEILOES E O VEÍCULO E DO BANCO DO BRASIL (RETOMADO FINANCIAMENTO, N/PAGO).E CUIDADOS COM OS REFERENTES LEILOES, EXISTE GRUPOS DE ARREMATANTES, QUE TEM UMA VISITAÇÃO PRIVILEGIADA/DIFERENCIADA,O ARREMATANTE COMUN, NÃO PODE,NEM ABRIR O CAPÚ,NEM SABE SE CONTEM MOTOR…E CONF.INFORMAÇÕES DE DETRAN DE ORIGEM DO VEÍCULO ARREMATADO EM 02/2008.1-SE ENCONTRA C/AÇÃO JUDICIAL ATIVA NO REFERIDO VEÍC. VEÍCULO(ANTIGO PROPIET.)2-EXISTE IMPED.EXTRA OFICIAL NO
    REFERIDO VEÍCULO.FUI LESADO…OU…ATÉ HOJE 06/05/2011 NADA.GILSON

  15. Fernando Cesar escreveu:

    Interessante os comentários acima sobre compra de carros em leilão, entretando tenho diversos amigos, alguns policiais que compram carros de leilões e sempre ganham alguma coisa.Será que não vale´ `a pena mesmo.

    ABÇ
    Fernando

  16. joao vitr escreveu:

    caro,fernando ser policial já e uma vantagen.

  17. tatiana escreveu:

    Realmente ,ñ é valido a compra para quem é particular,venho comprando carros de leilão desde 2007 a 4 anos ,cada ano troco de carro através de leilão,ñ tive nenhum problema com eles ,sendo q antes de arrematar eu verifico tudo sobre o carro através do Detran a maior dificuldade q enfrento é com a burocracia do Detran RJ q demora quase 1 ano para regularizar e tenho a vantagem de ter uma oficina q é do meu marido,Todos vendi pelo valor de mercado
    Deixo claro q ñ compro carro para revender compro uso e depois de um ano troco por um mais novo para meu conforto e da minha família

  18. Rodrigo Freitas escreveu:

    Só compro carro em leilão. Meu último foi nesse ano: um pálio fire economy completo,ano 2010 por R$ 17.000,00. Nunca tive problema com seguradora (Bradesco e Unibanco), só com a mapfre, que acha milhoes de defeitos para não segurar seu carro. Outra coisa, nos leilões que frequento o carro vem de banco, ou seja, ele é o próprietário (leasing) e faz a transfêrência direto para seu nome em 20 dias. Todo leilão antes de ser realizado expõe o bem para visitação, lógico que não se pode ligar, mas pode-se analisar o estado que o mesmo se encontra, inclusive o motor. Acho que quem se dá mal em leilões ou arrematou pela receita ou pela justiça. Nesses casos, são uma furada, principalmente em relação aos impostos, pois quando a receita federal vende ela não quita os eventuais tributos estaduais.

  19. André Luiz R S escreveu:

    ola eu participei de um leilao e os carros estao em estado de conservacao bom, porem no edital do leilao apresenta que praticamente todos tirando as sucatas estao com docs bolq em SP, e os referidos sao do grupo bradesco e acredito serem de fin nao cumprido, tomados pela justica, queria saber se pra reg esta situacao e muito dificil, se demora sera q qalqer despachante faz isso? ou preciso ir pessoalmente la pra reg?

  20. Pois esses lugares que vcs vão ai são horriveis aqui em brasilia o carro sai sem nenhuma divida, voce pode abrir o carro o capu e ligar o carro e se tiver problema no chassi e avisado no edital.

  21. Meu pai comprou um fiesta 07/08 em 2009 no leilão do Detran. O carro tinha 14.000 quilômetros rodados e estava batido. O serviço de reparo foi realizado e ficou muito bom. Há algum tempo comprei o carro e uso para o meu dia-a-dia. Agora ele tem 51.000 quilômetros e pretendo vendê-lo para comprar um zero. Mas as agências não compram carros de leilões. Acho que estou numa fria.

  22. Bem, não venda para agencias, elas sempre compram carros por valor abaixo do mercado. Comprei uma moto em leilao e nao tive nenhum problema.

  23. Comprei um spacefox em uma agência, quando fui adquirir um aoutro veículo, fui informado que as agências não aceitão carros de leilão, pois nenhuma financeira e seguradora aceitam trabalharr com esse tipo de veículo.

  24. Boa tarde!

    Tenho algumas duvidas:
    1- onde consigo saber o histórico do veiculo? É no site do DETRAN ou tem que ir pessoalmente?
    O leilão nao disponibiliza a placa do veiculo! Sendo assim como consigo obter as informações de histórico se nao tenho nada do veiculo?

    2- nenhuma concessionária compra carro de leilão???

    Muito obrigado!

  25. RESPONDENDO SUA PERGUNTA MEU AMIGO PARA VC SABER AS INFORMAÇOES A RESPEITO DOCS A UM PROGRAMA CHAMADO CHEK AUTOOU CHEK TUDO QUE O LOGISTA SE HABILITAR TER ESSE EVENTO EM SEU CORMERCIO LA ELE DIGITA SUA PLACA E VEM TPODAS INFORMAÇOES SOB O AUTO AS VEZES VEM ATE A FOTO DELE OUTRA COISA CARRO DE LEILAO É UMA PICA TODOS SAI DO LEILAO COM HISTORICOS COMO SALVADOS ROUBO E FURTO BUSCA APREENÇAO ALGUNS COM ALGUM EVENTO DE CHASSIS FUDIDO NAO FAZ SEGURO E OUTRA PARA SE DESFAZER DESSA PICA EM NORME QUE VC ACABA SE SENTAR NINGUEM HGE EM DIA COMPRA PELO PREÇO DE MERCADO OU FAZ ALGUM TIPO DE TROCA EM QUAIS QUER AGENCIA

    TENHO EXPERIENCIA PROPRIA NO ASSUNTO PQ TRABALHO CAOM VENDAS E COMPRAS DE AUT NACIONAIS E IMPORTADOS E 0KM

  26. Comperi um polo sedam show de bola 2010 completinho numa agencia financiado agora fui trocar de carro na agenia eles nao querem nem ver o carro eu paguei R$35.800 financiado sem ent com prest de48x R$1.100 e agora oq eu faço meus amigos a agencia nao esta mas n local

  27. rosana pereira escreveu:

    comprei um carro paguei á vista num leilão no dia 14/02/2012 á vista e no dia seguinte levei na autorizada para revisão, e descobrir que as peças com defeito é maior que o valor do carro, e agora qual o procedimento? eu procurei a empresa que realiza o leilão, e eles diseran que são só o intermediário, disse que eu proucurase o banco santader, o qual eu efetuei o pagamento, que por sinal foi o valor de 30.256.37 eu queria pelo almenos o credito pro próximo leilão. por favor preciso de orientações urgente!!

  28. carro de algum tipo de leilão vem sem placas?

  29. estou comprando um carro de leieao quero saber se posso licenciar normalmente e arrumar o doc. sem ploblema

  30. Sara Gomes escreveu:

    Boa Tarde,

    Acabei obtendo um carro de leião, só que na época foi passado que não sairia na documentaçao o acidente que havia acontecido com o veículo,porem fui vende-lo agora e saiu na documentação, e nãO estou conseguindo efetuar venda.. Saberia me informar se há algum local que eu consiga vende-lo??

  31. Marcos escreveu:

    Boas,veículo de leilão vale a pena?…depende…
    Quanto a débitos de IPVA e multas,na descrição do lote consta se o mesmo tem débitos,e na grande maioria todos são quitados ou são reembolçados pelo comitente vendedor,quanto ao seguro,todas as seguradoras o fazem normalmente se o mesmo ñ for sinistrado,se for sinistro fazem o seguro com 50% ou até 70% do valor de mercado,vc tbm pode financiá-lo normalmente,pois os bancos ñ fazem restrições desde q ñ seja sinistrado,se for tomado como exemplo o banco Bradesco este financia 50% do valor da tabela fipe,outra vantagem é q toda a documentação esta em ordem,digo quanto sua procedência o q ñ acontece de um vendedor particular,por exemplo:
    Se o nº do chassi estiver com problema o mesmo é avisado no ato;
    Se o n° do motor foi adulterado ou remarcado tbm lhe é avisado;
    Se o mesmo foi sinistro tbm o é avisado q teve sinistro;
    ao comprar um veículo em loja ou de particular eles te avisam q o carro foi batido,se foi roubado ou furtado,vc q esta vendendo um carro vc avisa o futuro proprietário q vc colidiu seu carro e o consertou….com certeza ñ…logo quem é mais transparente,o comitente vendedor ou as lojas,vendedores particulares e até mesmo concessionárias,vale lembrar q num leilão vc arremata um lote por até 50% do seu valor de mercado,exemplo,comprei um VW Fox 2009/2010 4 portas pelo valor de R$16.250,00 este foi o lance meu ofertado Ok,tive q pagar 5% do valor da venda ao custo de R$812,50 + R$300,00 do depósito do pátio,R$120,00 de guincho,pois a documentação seria entregue em 10 dias uteis,lavagem completa com polimento R$180,00,troca de óleo original Elaion 5w40 e filtro R$105,00,transferência para meu nome R$160,00,total de gastos…R$17.767,50,valor da tabela Fipe R$27.260,00,veiculo retomado de financiamento,quanto a garantia…nenhuma…e se vc comprar de loja ou particular por lei vc tem 90 dias de garantia,passados essa garantia vc esta na mão e pagou a tabela do carro,sendo q por particular muitas vezes o vendedor da de ombros e te deixa na mão e aí somente recorrendo a justiça,agora dicas para efetuar uma boa compra;
    Prefira veículos acima de 2005
    Verifique o óleo pela vareta,estando limpo e ñ muito abaixo do nível é um ótimo sinal
    Verifique tbm a lataria se a desnivel indicando o reparo
    Verifique se o mesmo vem com chave,pois uma cópia pode sair dependendo do veículo até R$500,00
    Nem preciso falar em verificar os pneus se estão em bom estado,no mais vc podera ter q fazer apenas o básico como alinhamento e balanceamento,tudo q vc faria se comprasse em uma loja ou de um vendedor particular,e vcs acham q grande parte dos lojistas compram aonde os veículos para revender,procure tbm usados em concessionária e tera grande surpresa,vera q alguns nem estepe tem,pneus ruins,ralados pela lataria e por aí vai,ñ estou aqui para defender ou criticar leilões,lojistas ou concessionárias,mas para tirar dúvidas de compradores leigos,pesquisem ñ por impulso de compra e sim com a razão e assim poderam tirar suas conclusões,espero ter ajudado….grande abraço a todos.

  32. Marcos escreveu:

    Sara se saiu sinistro no documento o mesmo perde seu valor em 30%,logo vc somente conseguira vendê-lo abaixo da tabela por 30% menos,anúncie no mercado livre q vc conseguira vendê-lo sim,ou nas feiras de autos,mas com 30% abaixo do valor de mercado Ok.

    Marcelo carro de leilão somente vira sem placas se for sucata,no mais vc faz a transferência normalmente,se vc comprar batido/sinistro precisara de laudo do IMMETRO para regularizá-lo e dar baixa no sinistro,assim vc fará tranquilamente a documentação,se for de SP tbm precisará do laudo controlar Ok.

    Carlos ñ sendo sucata vc podera sim licenciá-lo normalmente após transferí-lo para seu nome,ñ tem problema algum,as pessoas acreditam q veículo de leilão é tudo sucata,a própria GM vende seus veículos de diretoria em leilões a VW tbm com sua frota,somente fique atento se o comitente vendedor pagará os débitos ou se ficara por sua conta,se vc tiver q arcar com os débitos de um lance de menor valor para cobrí-los,espero ter ajudado.

  33. Se comprarem um carro SEMI NOVO com alguns anos de garantia certamente estara perdida se o prazo de km ou tempo não for cumprido pelo fato de relaxo do antigo dono ou pelo tempo que ficou no pateo, então vc terá um carro na mão com 6 anos de garantia que não terá mais garantia. (QUE ABACAXI) e o que falar na hora da venda par o futuro dono ???Leilão ultimamente virou furada, comprem carros de repasse diretamente de lojistas ou outras fontes………..

    • Caro João,

      Desculpe, mas faltou dizer que tu é garagista e que não compremos para nao aumentar o valor do carro que tu compra em leilão. Sou amigo de garagista e sei que vcs são mafiosos, sempre compram , embora de vez em qdo, veiculos de leilão, principalmente garagistas de Caminhões.
      Sou comprador particular há 13 anos e sempre comprei com excelente desconto, salvo algumas vezes que os garagistas estavam a atrapalhar e entre uma cerveja e outra , disputando entre si (garagistas) para ver quem arrematava, e sempre esbanjando e arrematando alguns acima do valor de mercado, se sentindo os tais donos das $ bagaças.Vcs se tivessem o minimo de respeito, não estragariam a compra de particulares.
      Att
      Gian
      um filho de mêcanico, Tecnico de Tele e hobbista de autos…..
      Sds.

  34. Pelo visto não vale a pena arriscar…

  35. Pelo visto não vale a pena arriscar…

  36. Pelo visto não vale a pena arriscar…

  37. não vale a pena!
    Tem mas contras do q pros.

  38. não vale a pena!
    Tem mas contras do q pros.

  39. A única coisa que não compro em leilao são carros de ações trabalhistas ,fico com pena dos pequenos empresários que são extorquidos pela industria do acordo no âmbito trabalhista ,já vi muitos chorando para ninguém dar lance

  40. se tivesse pago correto
    não teria na justiça do
    trabalho

  41. fernando escreveu:

    OLa comprei um carro ja fazem uns 3 anos fiz seguro e tudo mas esse ano eu não quiz mais seguro e então decidi começar a vender primeiro no particular e depois nas garagens então acabei descubrindo que meu veiculo era de leilão fiquei logo chateado e gostaria de saber se posso fazer alguma coisa contra a pessoa que me vendeu pois fiquei sabendo que quase todos os carros dele e de leilão mas ele não me avisou e ainda não me deu o valor correto de nota fiscal como deveria dar… !!! agora estou indeciso de como devo proceder pois preciso vender o carro e o que me aconselharam foi ir até a garagem que comprei e oferecer para o cara e se ele não quiser ele teria que devolver o dinheiro ou me enfrenisar… se alguém puder tirar a minha duvida preciso urgente …..preciso de uma resposta

Quer realizar um comentário?

*





RSS RSS (comentáos)